sicnot

Perfil

Autárquicas 2017

Autárquicas 2017

Autárquicas 2017

António Costa considera autarquias fundamentais para o futuro do país

M\303\201RIO CRUZ

O secretário-geral do PS, António Costa, afirmou na quarta-feira que é preciso continuar a trabalhar para que o caminho seja sustentável, considerando que as autarquias são fundamentais para o futuro do país.

"As autarquias são fundamentais. Realizaram a primeira grande tarefa da infraestruturação básica do país e realizaram a segunda tarefa de dotar as suas terras de equipamentos fundamentais. Agora, a grande tarefa das autarquias locais é serem parceiros ativos do desenvolvimento dos seus territórios", disse António Costa.

O secretário-geral do PS defendeu, ainda, que as autarquias devem ter uma estratégia com capacidade para captar empresas, investimento e emprego.

"Nenhum Governo leva o país para a frente se não trabalhar com as câmaras e as freguesias solidariamente, para desenvolver o país", defendeu.

António Costa participava na apresentação da recandidatura de Nuno Canta à presidência da Câmara Municipal do Montijo, a única liderada pelos socialistas na Península de Setúbal.

O secretário-geral do PS defendeu também, perante uma sala cheia, que o país está melhor, mas que é preciso continuar a trabalhar.
"O país hoje está melhor, estamos a exportar mais, a crescer mais, existe mais investimento e confiança e menos desemprego, com o menor défice de sempre, mas para o caminho ser sustentável, é necessário trabalhar todos os dias", frisou.

Sobre o distrito de Setúbal, António Costa considerou que é fundamental para o país e que pode ser um motor de desenvolvimento da economia, mas lembrou que a Península de Setúbal foi a NUT III que mais divergiu da União Europeia nos últimos 30 anos.

"A NUT III em todo o país que mais divergiu da União Europeia nos 30 anos de adesão, não foi no interior do país ou no Alentejo, mas sim a da Península de Setúbal. Tem sido a região onde mais oportunidades têm sido desperdiçadas e onde mais oportunidades não podem continuar a ser desperdiçadas", frisou.

A terminar, António Costa defendeu que o concelho do Montijo terá a oportunidade de "ser um dos grandes centros logísticos de toda a região" quando ali se instalar o novo aeroporto da Área Metropolitana de Lisboa.

Nuno Canta, atual presidente da autarquia e recandidato à Câmara do Montijo, lembrou as dificuldades que sentiu ao gerir a autarquia com uma maioria relativa.

"As oposições não dialogaram e governámos com muitas dificuldades. O que peço é uma maioria clara depois do que aconteceu este mandato", afirmou o autarca.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC