Avião desaparecido no Mediterrâneo
Avião da EgyptAir despenhou-se no Mediterrâneo
19.05.2016 06h43
Um avião da EgyptAir desapareceu hoje no Mar Mediterrâneo. Seguia de Paris para o Cairo. O Presidente francês confirma que o aparelho se despenhou, as causas são ainda desconhecidas. Os serviços de segurança franceses não afastam a hipótese de se ter tratado de um ataque terrorista. Há registo de um passageiro de nacionalidade portuguesa a bordo do aparelho onde viajavam 66 pessoas (56 passageiros e 10 membros da tripulação).

© Christian Hartmann / Reuters

flightradar24.com

Aeroporto do Cairo, esta manhã.
© Amr Dalsh / Reuters

© Amr Dalsh / Reuters

© Mohamed Abd El Ghany / Reuter

Aeroporto Charles de Gaulle, esta manhã.
© Christian Hartmann / Reuters
Última atualização às 14:30
As Forças Armadas gregas anunciaram ter encontrado destroços no mar ao largo da ilha de Creta.
"Foram encontrados a sudeste de Creta, dentro da zona de informação aérea do Cairo", afirmou um porta-voz do Estado-Maior, Vassilis Beletsiotis à agência France Presse.
Governo egípcio diz que é mais provável ter sido um atentado que uma falha técnica.
O ministro da Defesa grego revelou que o MS804 fez duas mudanças de direção bruscas e perdeu altitude subitamente, antes de desaparecer do radar.
"O avião fez uma volta de 90 graus para a esquerda e uma volta de 360 graus para a direita, caindo dos 37.000 pés para os 15.000 e o sinal perdeu-se por volta dos 10.000 pés", disse Panos Kammenos numa conferência de imprensa. Essas manobras foram registadas às 00:37 TMG (01:37 em Lisboa), precisou o ministro.
De acordo com a autoridade de aviação civil da Grécia (YPA), o piloto da aeronove não sinalizou qualquer problema na sua última conversa com os controladores de tráfego aéreo gregos. "O piloto estava de bom humor e agradeceu em grego" adianta um comunicado da YPA.
A secretaria de Estado das Comunidades informou hoje que o português que seguia a bordo do avião tinha 62 anos e trabalhava em Joanesburgo, na África do Sul.
O Presidente francês, François Hollande, "confirma" que o avião "caiu", avança a France Press.
O avião da EgyptAir hoje desaparecido despenhou-se ao largo da ilha grega de Karpathos, no Mediterrâneo, no espaço aéreo egípcio, disse à agência France Presse uma fonte aeroportuária grega.
O voo MS804 da EgyptAir que fazia a ligação entre Paris e o Cairo transportava 66 passageiros a bordo, incluindo duas crianças e um bebé, para além de sete tripulantes e três seguranças da empresa e um cidadão português.
Nesta altura está a ser investigado o testemunho de tripulantes de um navio que dizem ter visto uma "chama no céu" perto da ilha de Cárpatos. Karpathos.
O voo MS804 da EgyptAir enviou um sinal antes de desaparecer dos radares, tendo o sinal sido detetado pelo exército, revelou a transportadora. O avião estaria a sobrevoar o mar Mediterrâneo quando deu o último sinal.
A mensagem foi recebida pelas 4:26 (3:26 em Lisboa), dez minutos antes de o avião desaparecer, indicou a EgyptAir.
Entre as 66 pessoas a bordo há ainda 15 franceses, 30 egípcios, um inglês, um belga, dois iraquianos, um saudita, um sudanês, um canadiano, um argelino, duas pessoas do Kuwait e uma do Chade. A informação é avançada pela companhia aérea que refere também que o Egito e a Grécia já iniciaram as operações de resgate no Mediterrâneo.
A empresa indica ainda que o piloto tinha 6.275 horas de voo, incluindo 2.101 aos comandos de Airbus 320.
Informações divulgadas inicialmente, citadas pelas agências de notícias internacionais, indicavam que o avião desaparecido era um Boeing 737-800.
O avião desaparecido foi fabricado em 2003, segundo a companhia aérea.
"O dia nasceu há cerca de uma hora, por isso devemos conseguir obter alguma informação na próxima hora", disse à CNN o vice-presidente da EgyptAir, Ahmed Abdel, pelas 03:00, hora de Lisboa.
O voo partiu do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, às 23:09 de quarta-feira, hora local, e devia chegar ao aeroporto internacional do Cairo na madrugada de hoje.
Com Lusa
Relacionados
- 0:30
"Nenhuma hipótese deve ser descartada acerca das causas do desaparecimento do avião"
Em entrevista a uma rádio francesa, o primeiro-ministro, Manuel Valls, diz estar pronto para integrar as operações de busca pelo aparelho desaparecido no Mediterrâneo e não afasta, para já, hipótese de atentado terrorista.
- 0:49
Avião desaparecido no Mediterrâneo
Primeiro-ministro egípcio diz que avião não enviou qualquer alerta mas que foi recebido sinal
O primeiro-ministro egípcio diz que não se pode descartar qualquer tese sobre o desaparecimento do avião da EgyptAir esta madrugada. Sherif Ismail confirmou ainda que não foi enviado qualquer pedido de socorro mas que foram recebidos sinais, sem especificar ao certo que tipo de comunicação foi feita.
-
Avião desaparecido no Mediterrâneo
Governo confirma português a bordo do aparelho da EgyptAir
A secretaria de Estado das Comunidades confirmou a existência de um português a bordo do avião da EgyptAir, que voava de Paris para o Cairo e que se terá despenhado no Mediterrâneo.
-
Avião desaparecido no Mediterrâneo
França reúne unidade de crise devido a desaparecimento do avião da EgyptAir
O Presidente francês, François Hollande, vai reunir os seus principais ministros de emergência hoje, após o desaparecimento de um avião da EgyptAir que voava de Paris para o Cairo.
Na Homepage
-
Veja aqui o Arsenal - Atlético Madrid
Acompanhe a transmissão da SIC da receção do Arsenal ao Atlético de Madrid, em Londres, na primeira mão das meias-finais da Liga Europa.
Direto
26.04.2018 às 19h55
- 0:54
-
Parlamento chumba todas as recomendações sobre Programa de Estabilidade
26.04.2018 às 17h42
- 0:32
"Há partidos que no discurso dizem uma coisa mas com o voto fazem outra"
26.04.2018 às 19h42
-
Português assassinou mulher e filho na Suíça por não aceitar separação
A não aceitação da separação está na origem do crime perpetrado por um cidadão português que assassinou a mulher e o filho na quarta-feira, em Payerne, centro-oeste da Suíça, revelou a edição eletrónica da Gazeta Lusófona.
26.04.2018 às 20h24
- 0:20
-
Mulheres lembram-se melhor dos homens vistos como potenciais parceiros
Um estudo de um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro revela que a memória "é mais eficaz" quando está em causa a seleção de um parceiro sexual, referiu esta quinta-feira fonte académica.
26.04.2018 às 18h22
- 1:42
- 1:27
- 3:03
- 1:30