sicnot

Perfil

Avião desaparecido no Mediterrâneo

Avião desaparecido no Mediterrâneo

Avião desaparecido no Mediterrâneo

Encontrada uma caixa negra do avião da EgyptAir

A imprensa egípcia avança que foi encontrada uma das caixas negras do avião da EgyptAir que se despenhou esta quinta-feira no Mediterrâneo. Minutos antes da queda do aparelho foram lançados alertas de fumo. Esta sexta-feira foram encontrados destroços do aparelho, objetos pessoais e corpos de algumas vítimas.

EGYPTIAN DEFENCE MINISTRY/HANDOUT

O Airbus A320 da EgyptAir que se despenhou quinta-feira no Mediterrâneo transmitiu mensagens automáticas que indicavam a existência de fumo na cabine, confirmaram hoje investigadores da aviação civil francesa.

Contudo, os investigadores consideram que ainda é demasiado cedo para interpretar estes elementos.

Os investigadores da aviação civil francesa, do Bureau d'Enquêtes et d'Analyses (BEA), "confirmam que houve mensagens Acars (Aircraft Communication Addressing and Reporting System) emitidas pelo avião que indicavam que houve fumo na cabine pouco antes da rutura das transmissões de dados", declarou um porta-voz da entidade citado pela AFP.

Meios de comunicação norte-americanos foram os primeiros a apontar para a deteção de fumos de origem indeterminada na parte dianteira do aparelho pouco antes do "crash".

As mensagens Acars são dados gerados e transmitidos automaticamente pelo aparelho durante o voo.

O A320 da EgyptAir fazia a ligação Paris Cairo com 66 pessoas a bordo, incluindo 30 egípcios, 15 franceses e um português.

Os primeiros destroços do aparelho foram descobertos a 290 quilómetros a norte de Alexandria por aviões e navios destacados para as buscas pelo Exército egípcio.

Com Lusa

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Prioridades para a CGD: cortar custos e aumentar receitas
    2:16

    Caso CGD

    O principal objetivo do plano estratégico para a Caixa Geral de Depósitos, a que a SIC teve acesso, é cortar custos e aumentar receitas. A grande aposta da nova administração passa por apertar as regras para emprestar dinheiro e, por outro lado, recuperar o crédito que não está a ser pago.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.