sicnot

Perfil

Avião desaparecido no Mediterrâneo

Avião desaparecido no Mediterrâneo

Avião desaparecido no Mediterrâneo

Sinal detetado é da caixa negra do voo da EgyptAir

Uma equipa de investigadores confirmou hoje que o sinal detetado pela marinha francesa no Mediterrâneo é proveniente de uma das duas caixas negras do voo Paris-Cairo da EgyptAir que se despenhou a 19 de maio.

© Mohamed Abd El Ghany / Reuter

"O sinal de um registo de voo pôde ser detetado pelos equipamentos da sociedade Alseamar que se encontram a bordo no navio da marinha nacional Laplace", confirmou em comunicado Rémi Jouty, diretor do Gabinete de investigações e análises da Aviação civil francesa.

Previamente, as autoridades egípcias tinham referido que um navio da marinha francesa tinha captado "sinais provavelmente provenientes" de uma das duas caixas negras do voo Paris-Cairo da EgyptAir que se despenhou com 66 pessoas a bordo.

O ministério da Aviação civil precisou em comunicado que será necessário aguardar uma semana antes da chegada de um outro navio com equipamento específico para trazer à superfície os dois registos de voo.

Apenas as análises dos registos de voo, as caixas negras, poderão desvendar as causas do acidente, que ainda permanecem desconhecidas.

"O equipamento de busca do Laplace, um navio da marinha francesa, captaram sinais provavelmente provenientes de uma das duas caixas negras do avião", especificou o ministério egípcio.

O Laplace, que alcançou na terça-feira a zona de buscas, está equipado com três aparelhos submergíveis da sociedade francesa Alseamar, com capacidade para detetar 'pings' (eco sonar) das caixas negras até 5.000 metros de profundidade.

O navio da sociedade Deep Ocean Search (DOS), equipado com um robot que permite recuperar os registadores de voo a 3.000 metros, deve alcançar em 10 de junho a zona onde o avião provavelmente se despenhou.

A hipótese de atentado, inicialmente avançada pelas autoridades egípcias, está a ser agora preterida por um eventual problema técnico: os alertas automáticos foram emitidos pelo aparelho dois minutos antes da sua queda, assinalando fumo no cockpit e uma falha no computador que gere os comandos.

O voo MS804 despenhou-se entre Creta e a costa norte do Egito após ter subitamente desaparecido dos ecrãs radar.


Lusa

  • Palestina anuncia congelamento total das relações com Israel

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, anunciou hoje o "congelamento de relações" com Israel "a todos os níveis", quando cresce a tensão entre as partes devido ao reforço de segurança promovido pelos israelitas na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém.

  • Da alta finança à Casa Branca - as mudanças na comunicação de Trump
    1:22
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.