sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

Banif confirma que já procura "investidor estratégico" para comprar posição do Estado

O Banif confirmou hoje que "está envolvido num processo formal e estruturado tendente à seleção de um investidor estratégico" que compre a posição de 60% do Estado português.

SIC

SIC

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o banco liderado por Jorge Tomé vem esclarecer também, face às notícias divulgadas na comunicação social e "que estarão na origem da elevada volatilidade que as suas ações têm registado", que até à presente data "tem em curso um processo de venda estruturada de ativos 'real estate' (imobiliário) e 'non performing loans' (empréstimos que não geram capital), integrado no seu plano de reestruturação".

O Jornal de Negócios noticia hoje que o Banif já tem em marcha a venda de 60% detida pelo Estado e que vários investidores norte-americanos e europeus já foram convidados a participar na operação, "estando a ter acesso a informação financeira detalhada e apresentações temáticas" com membros da equipa do Banif.

O jornal económico refere ainda que a operação está a ser realizada pelo banco de investimento espanhol N+1 e que a data para entrega das ofertas "já estará definida", devendo ter lugar ainda em dezembro.

No seu comunicado, o Banif acrescenta que "não tem conhecimento de qualquer decisão da Direção Geral de Concorrência da Comissão Europeia referente ao procedimento formal de investigação atualmente em curso, em que é parte o Estado Português na sequência do investimento público realizado no Banif, o qual, de acordo com os prazos legais aplicáveis, deverá ainda encontrar-se em fase de consulta pública".

O Conselho de Administração do Banif reafirma que continua a implementar as medidas "de reorganização societária e de reestruturação operacional previstas no Plano de Reestruturação apresentado às autoridades nacionais e comunitárias".

Recorde-se que o Banif recebeu em janeiro de 2013 cerca de 1.100 milhões de euros do Estado, dos quais 700 milhões através de um aumento de capital e 400 milhões em instrumentos de capital contingente, os chamados 'CoCos'.

Até ao momento, o banco reembolsou 275 milhões de euros dos 'CoCos' mas, com atraso significativo, ainda não pagou a última tranche de 125 milhões.

A Comissão Europeia produziu recentemente um documento que refere ter "as maiores dúvidas" que o banco liderado por Jorge Tomé consiga pagar ao Estado os 700 milhões de euros convertidos em ações.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    Um sismo abalou esta manhã o centro de Itália, incluindo a capital, Roma, e outras localidades atingidas por uma série de tremores o ano passado. De acordo com a Reuters, o sismo teve uma magnitude de 5.7.

    Em desenvolvimento

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".