sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

Ações do Banif SA abrem a perder 35,71% na Bolsa de Lisboa

As ações do Banif SA estavam hoje a perder 35,71% cinco minutos depois da abertura da Bolsa de Lisboa, de acordo com o 'site' da Euronext, num dia em que se noticia a intervenção do governo no banco.

Pelas 08:05, as ações do Banif registavam uma queda de 35,71%, do que na anterior sessão da Bolsa lisboeta, valendo nove centésimos de cêntimo.

O jornal Público avança, na sua edição de hoje, que o Governo está a trabalhar para encontrar uma solução para ao Banif ainda esta semana, a qual passará por expurgar do balanço do banco os ativos tóxicos.

O Diário de Notícias/Dinheiro Vivo refere que o executivo está a "lutar contra o tempo" para encontrar uma solução para o Banif, mas indica que a venda da totalidade do capital "será muito difícil". A solução deverá passar por vender apenas parte do banco ou transformar os Cocos (dívida convertível em ações) em capital, acrescenta o DN.

O banco foi intervencionado há cerca de três anos com uma injeção estatal de 700 milhões de euros, que terão de ser devolvidos até ao final de 2017. Foi também feito um empréstimo de Cocos no montante de 400 milhões de euros (dos quais 275 milhões já foram devolvidos). O Banif falhou, contudo, o pagamento da última prestação, de 125 milhões, que deveria ter sido paga ao Tesouro em dezembro de 2014.

O Ministério das Finanças confirmou na madrugada de hoje que está a acompanhar a situação do Banif, após a divulgação de notícias a dar conta de que o Estado se prepara para aplicar uma medida de resolução na instituição financeira.

"O plano de reestruturação do Banif, tal como é de conhecimento público, está a ser analisado pela DG Comp [Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia]. Paralelamente, decorre um processo de venda do banco nos mercados internacionais conduzido pelo seu Conselho de Administração. O Governo acompanha, como lhe compete, a evolução destes processos", lê-se no comunicado do Ministério das Finanças divulgado hoje, depois de notícias divulgadas este domingo à noite quer pela TVI quer pelo Público que apontam para uma solução iminente para o Banif.

Segundo o ministério liderado por Mário Centeno, o executivo acompanha a situação do banco com o objectivo de garantir "a confiança no sistema financeiro, a plena proteção dos depositantes, as condições de financiamento da economia e a melhor proteção dos contribuintes".

  • A proposta dos partidos para a redução da dívida
    1:55

    Economia

    O PS e o Bloco de Esquerda querem mais 45 anos para pagar as dívidas à UE e juros mais baixos. As medidas fazem parte da proposta para a redução da dívida pública. No relatório que será enviado ao Governo, não é pedido perdão da dívida como os partidos da esquerda chegaram a defender.

  • Ministros de Governos de Sócrates ouvidos pelo Ministério Público
    1:54
  • Suspeito de atropelamento mortal fala de acidente 
    2:00
  • "Têm um verdadeiro amigo na Casa Branca"

    Mundo

    O Presidente norte-americano reafirmou esta sexta-feira o apoio ao direito de porte de armas no país, sublinhando, numa convenção daquele 'lobby', que "o ataque de oito anos às liberdades consagradas no Artigo 2.º [da Constituição]" terminou.

  • A história de Macron e Brigitte Trogneux, 25 anos mais velha
    1:25

    Eleições França 2017

    A segunda volta das eleições francesas acontece já no próximo dia 7 de maio. Caso Emmanuel Macron seja eleito, o país terá como primeira-dama uma mulher 25 anos mais velha do que o Presidente. Brigitte Trogneux tem 64 anos e Macron 39, conheceram-se no liceu privado de jesuítas, em Amiens. Brigitte era a professora e Macron o aluno. Conheça a história do casal. 

  • Autoridades garantem ter evitado novo ataque terrorista em Londres
    0:59

    Mundo

    A polícia britânica garante que evitou um novo atentado em Londres. Mulher baleada faz parte das oito pessoas que foram detidas numa operação antiterrorista na capital britânica e no sul de Inglaterra. A operação realizou-se após a detenção de um homem com três facas, nas imediações do Parlamento britânico.

  • Presidente da Macedónia convocou reunião de emergência

    Mundo

    O Presidente da Macedónia, Gjorge Ivanov, convocou esta sexta-feira uma reunião de emergência com líderes políticos, após manifestantes, maioritariamente apoiantes da maioria conservadora, invadirem o Parlamento e atacarem deputados da oposição, fazendo 77 feridos.

  • Polícia espanhola divulga imagens de operação anti-jihadista

    Mundo

    A polícia espanhola divulgou esta sexta-feira novas imagens da operação anti-jihadista levada a cabo na terça-feira em Barcelona. Sabe-se agora que dois dos nove suspeitos detidos podem estar relacionados com a célula terrorista de Bruxelas, responsável pelos ataques no Aeroporto de Zaventem e no metro da capital belga.

  • Menina que nasceu com três pernas já corre

    Mundo

    Uma criança do Bangladesh que cresceu com três pernas vai regressar a casa, depois de uma viagem até à Austrália, onde foi operada para retirar o membro a mais. Como resultado de um gémeo que não se formou por completo, a criança de três anos nasceu com uma terceira perna na pélvis. Alguns meses após a cirurgia, feita em novembro, a menina já corre.