sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

António Costa reconhece "quadro ultralimitado" para Banif

O primeiro-ministro reconheceu hoje o "quadro ultralimitado" do Governo para enfrentar o problema no Banif mas garantiu que vai "fazer tudo junto das instituições europeias" para assegurar que a perda para os contribuintes "seja a menor possível".

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Em resposta a uma pergunta da porta-voz do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, no debate quinzenal no Parlamento, António Costa lembrou que o Banif "está neste momento num processo de alienação e só nos termos da avaliação das propostas" se poderá saber "qual o impacto que o processo terá relativamente às contas públicas".

Contudo, o ressalvou: "Neste momento, e relativamente aos depositantes do Banif, independentemente do montante, ninguém tem razões para ter intranquilidade".

Já sobre os contribuintes portugueses, essa garantia não pode ser dada, reconheceu António Costa.

Com Lusa

  • Mergulhadores espanhóis e forenses envolvidos nas buscas no rio Minho
    0:35

    País

    A Polícia Marítima confirmou à SIC que já estão a ser efetuados os primeiros mergulhos à superfície com uma equipa de mergulhadores espanhóis, que foram os primeiros a chegar a local. Durante a tarde desde domingo deve chegar ao local a equipa de mergulhadores forenses de Lisboa para ajudaram nas operações de busca ao pescador que desapareceu ontem à noite de em Alvaredo, concelho de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo.

  • Portugal vai testar capacidade de resposta a ciberataque
    0:22

    País

    O exercício está marcado para os dias 09 e 10 de maio e é o primeiro a nível nacional a testar um ciberataque em Portugal. O teste é organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para apurar "o "grau de preparação" das várias entidades públicas e privadas, mas já conclusões a ter em conta. Segundo o coordenador do CNCS, Pedro Veiga confirma-se tendência para os ataques serem cada vez mais sofisticados e é preciso alertar a população para o que publicam na internet e se pode colocar em risco a privacidade e a segurança.

  • As suspeitas que recaem sobre Ricardo Salgado e Manuel Pinho
    2:00