sicnot

Perfil

Banif

Banif vendido por 150 milhões ao Santander

Banif vendido por 150 milhões ao Santander

O Banif foi vendido ao Santander por 150 milhões de euros. Mas a venda só foi possível com a aplicação de uma medida de resolução, tal como aconteceu ao BES há menos de um ano e meio. A operação deixa protegidos os depositantes, mas envolve um apoio público superior a 2 mil milhões de euros que leva hoje o governo a discutir num conselho de ministros extraordinário a aprovação de um orçamento retificativo.

No total, a operação envolve um apoio público estimado em mais de 2 mil milhões de euros, 489 milhões via Fundo de Resolução e outros 1766 diretamente injetados pelo Estado.

Os depósitos são todos garantidos, tal como as obrigações seniores. Já as posições acionistas e os créditos subordinados ficam no Banif, o banco mau.

Num comunicado sobre a solução tomada, o Banco de Portugal explica ainda que os clientes do Banif passam agora a ser clientes do Santader e que o mesmo acontece a toda a rede de balcões.

  • "Vai ser uma batalha forte e dura"
    2:51
  • A tática dos 3 Rs de Carlos Queiroz
    1:58
  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02