sicnot

Perfil

Banif

Banif vendido por 150 milhões ao Santander

Banif vendido por 150 milhões ao Santander

O Banif foi vendido ao Santander por 150 milhões de euros. Mas a venda só foi possível com a aplicação de uma medida de resolução, tal como aconteceu ao BES há menos de um ano e meio. A operação deixa protegidos os depositantes, mas envolve um apoio público superior a 2 mil milhões de euros que leva hoje o governo a discutir num conselho de ministros extraordinário a aprovação de um orçamento retificativo.

No total, a operação envolve um apoio público estimado em mais de 2 mil milhões de euros, 489 milhões via Fundo de Resolução e outros 1766 diretamente injetados pelo Estado.

Os depósitos são todos garantidos, tal como as obrigações seniores. Já as posições acionistas e os créditos subordinados ficam no Banif, o banco mau.

Num comunicado sobre a solução tomada, o Banco de Portugal explica ainda que os clientes do Banif passam agora a ser clientes do Santader e que o mesmo acontece a toda a rede de balcões.

  • José Eduardo dos Santos há 38 anos no poder
    2:42

    Mundo

    José Eduardo dos Santos foi o segundo Presidente com mais tempo de liderança a nível mundial, quase 38 anos. Este ano, anunciou que não voltaria a concorrer às eleições, mas mantêm-se, por enquanto, como presidente do MPLA. No dia em que os angolanos foram às urnas para escolher o seu sucessor, apresentamos a vida de José Eduardo dos Santos.

  • Dono de submarino é o único suspeito da morte de jornalista sueca
    1:51

    Mundo

    A polícia dinamarquesa confirmou que o corpo decapitado encontrado junto ao mar, perto de Copenhaga, é o da jornalista sueca desaparecida há mais de 10 dias. Kim Wall estava a fazer uma reportagem sobre um submarino artesanal com o criador, que é agora o principal suspeito do crime. Parte do corpo foi encontrada na segunda-feira e identificada através de exames de ADN.