sicnot

Perfil

Banif

Banif vendido por 150 milhões ao Santander

Banif vendido por 150 milhões ao Santander

O Banif foi vendido ao Santander por 150 milhões de euros. Mas a venda só foi possível com a aplicação de uma medida de resolução, tal como aconteceu ao BES há menos de um ano e meio. A operação deixa protegidos os depositantes, mas envolve um apoio público superior a 2 mil milhões de euros que leva hoje o governo a discutir num conselho de ministros extraordinário a aprovação de um orçamento retificativo.

No total, a operação envolve um apoio público estimado em mais de 2 mil milhões de euros, 489 milhões via Fundo de Resolução e outros 1766 diretamente injetados pelo Estado.

Os depósitos são todos garantidos, tal como as obrigações seniores. Já as posições acionistas e os créditos subordinados ficam no Banif, o banco mau.

Num comunicado sobre a solução tomada, o Banco de Portugal explica ainda que os clientes do Banif passam agora a ser clientes do Santader e que o mesmo acontece a toda a rede de balcões.

  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37
  • Trump e Netanyahu discutiram "ameaças que o Irão coloca"

    Mundo

    O novo Presidente norte-americano, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, debateram "as ameaças que o Irão coloca" e concordaram que a paz israelo-palestiniana só pode ser "negociada diretamente", anunciou este domingo a Casa Branca.