sicnot

Perfil

Banif

PS, PCP e BE avançam para a investigação parlamentar ao caso Banif

PS, PCP e BE avançam para a investigação parlamentar ao caso Banif

O Bloco de Esquerda (BE) decide amanhã sobre o sentido de voto no Orçamento Retificativo, depois de se ter mostrado preocupado com a resolução do Banif. O documento é votado na quarta-feira. Garantida está, para já, uma comissão de inquérito ao Banif apoiada por todos os partidos.

  • Venda do Banif em análise
    7:42

    Banif

    O Banif foi vendido ao Santander Totta por 150 milhões de euros com perdas para os contribuintes. O Santander Totta fica com trabalhadores, balcões e depósitos. Será criada uma sociedade para os ativos tóxicos do banco e há também um banco mau que fica com ativos de risco. O Estado perde 825 milhões de euros aplicados no banco há 3 anos. A solução vai custar mais 2.555 milhões de euros ao Estado, 489 milhões são emprestados ao Fundo de Resolução. O Estado vai gastar ainda 1.016 milhões de euros para um aumento de capital direto do banco. O primeiro-ministro diz que se deparou com situação de urgência e garante que solução assegura depósitos. O ministro das Finanças diz que adiamento da solução fez aumentar custos da intervenção para salvar o banco. "Neste momento o risco é de uma perda de 3.500 milhões de euros". Estes foram alguns dos pontos passados em revista.

  • Costa responsabiliza anterior Governo pelo arrastar do processo do Banif
    2:05

    Banif

    António Costa responsabiliza o anterior Governo pelo arrastar do processo do Banif. Numa primeira fase, o Executivo de Passos Coelho terá pedido mais tempo a Bruxelas para não comprometer a saída do programa de assistência. Mas, numa carta enviada a Maria Luís Albuquerque – e, a que a TSF teve acesso, a Comissão Europeia volta a insistir numa rápida solução para o Banco. Já na semana passada, o presidente executivo do Banif dizia à SIC que foi o anterior Governo que não quis abrir um concurso para vender o banco.

  • Alguns trabalhadores do Banif não transitam para o Santander
    0:34

    Banif

    O ministro das Finanças, Mário Centeno, esclarece que nem todos os trabalhadores transitam para o Santader. Alguns ficam no veículo criado para gerir os ativos tóxicos do Banif. Do dinheiro injetado no banco mais de 740 milhões de euros são de uma garantia do Estado dada ao Santader para abater contigências futuras.

  • Incêndio de Setúbal "quase dominado"
    4:04

    País

    O incêndio que deflagrou segunda-feira em Setúbal está "quase dominado", segundo informações da presidente da Câmara. Maria das Dores Meira diz que não há feridos a registar e que os habitantes já vão regressando a casa. Para ajudar no combate ao fogo foram enviados meios de Lisboa.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26
  • Danos Colaterais 
    18:55
    Reportagem Especial

    Reportagem Especial

    Jornal da Noite

    Nos últimos oito anos a banca perdeu 12 mil profissionais. A dimensão de despedimentos no setor é a segunda maior da economia portuguesa, só ultrapassada pela construção civil. A etapa mais complexa da história começou em 2008, com a nacionalização do BPN. Desde então, as saídas têm sido a regra. A reportagem especial desta terça-feira, "Danos Colaterais", dá voz aos despedidos da banca.