sicnot

Perfil

Banif

Governo sem apoio garantido da esquerda para votação do Orçamento Retificativo

Governo sem apoio garantido da esquerda para votação do Orçamento Retificativo

António Costa não tem nenhum apoio garantido nem PCP, nem Bloco de Esquerda, para a aprovação do Orçamento Retificativo. O PCP vai votar contra a proposta do Governo de Orçamento Retificativo para 2015, discordando da solução de transferir para os contribuintes uma fatia substancial dos encargos com o Banif. O Bloco de Esquerda impõe condições ao Governo para aprovar o documento. Costa pode tentar o apoio do PSD, de Passos Coelho, que esta manhã disse que não vai criticar a solução encontrada para o Banif.

  • PCP vai votar contra Orçamento Retificativo

    Banif

    O PCP vai votar contra a proposta do Governo de Orçamento Retificativo para 2015, discordando da solução de transferir para os contribuintes uma fatia substancial dos encargos com o Banif. O Bloco de Esquerda não vai para já decidir o sentido de voto do grupo parlamentar. O Bloco impõe condições ao Governo para aprovar o documento. A proposta de Orçamento Retificativo foi aprovada na segunda-feira em Conselho de Ministros e é discutida e votada na quarta-feira, em plenário, na Assembleia da República.

  • Estado reconhece que já perdeu de forma irreversível 2.441 M€ no Banif

    Banif

    As perdas potenciais do Banif são de 3.680 milhões de euros. Desse valor, o Estado reconhece que já perdeu de forma irreversível, 2.441 milhões de euros. A SIC sabe que o Governo já deu o dinheiro como perdido. Das perdas potenciais do banco, o Executivo espera reaver parte do valor investido através dos ativos tóxicos colocados no chamado banco mau.

  • Maria Luís Albuquerque diz que situação no Banif se agravou depois da queda do Governo
    2:30

    Banif

    Maria Luís Albuquerque rejeita as críticas do Governo e da esquerda que acusam o anterior executivo de ter deixado arrastar a situação financeira do Banif. Em entrevista à TVI, a antiga ministra afirmou que há claramente um problema de supervisão por parte do Banco de Portugal e garantiu que foram feitas várias tentativas para que fosse aprovado um plano de reestruturação, com um processo de venda paralelo. A ex-responsável pela pasta das Finanças rejeita acusações de inação e diz que a situação agravou-se depois da queda do Governo.

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.