sicnot

Perfil

Banif

Maria Luís Albuquerque diz que situação no Banif se agravou depois da queda do Governo

Maria Luís Albuquerque diz que situação no Banif se agravou depois da queda do Governo

Maria Luís Albuquerque rejeita as críticas do Governo e da esquerda que acusam o anterior executivo de ter deixado arrastar a situação financeira do Banif. Em entrevista à TVI, a antiga ministra afirmou que há claramente um problema de supervisão por parte do Banco de Portugal e garantiu que foram feitas várias tentativas para que fosse aprovado um plano de reestruturação, com um processo de venda paralelo. A ex-responsável pela pasta das Finanças rejeita acusações de inação e diz que a situação agravou-se depois da queda do Governo.

  • Venda do Banif em análise
    7:42

    Banif

    O Banif foi vendido ao Santander Totta por 150 milhões de euros com perdas para os contribuintes. O Santander Totta fica com trabalhadores, balcões e depósitos. Será criada uma sociedade para os ativos tóxicos do banco e há também um banco mau que fica com ativos de risco. O Estado perde 825 milhões de euros aplicados no banco há 3 anos. A solução vai custar mais 2.555 milhões de euros ao Estado, 489 milhões são emprestados ao Fundo de Resolução. O Estado vai gastar ainda 1.016 milhões de euros para um aumento de capital direto do banco. O primeiro-ministro diz que se deparou com situação de urgência e garante que solução assegura depósitos. O ministro das Finanças diz que adiamento da solução fez aumentar custos da intervenção para salvar o banco. "Neste momento o risco é de uma perda de 3.500 milhões de euros". Estes foram alguns dos pontos passados em revista.

  • António Costa acusa anteriores governantes de terem deixado arrastar a situação do Banif
    1:30

    Banif

    No parlamento, Partido Socialista, Bloco de Esquerda e Partido Comunista anunciaram uma Comissão Parlamentar de Inquérito ao Banif. PSD e CDS fizeram saber que estão disponíveis e o primeiro-ministro anunciou a total colaboração do governo. António Costa acusou ainda os anteriores governantes de estarem a par de tudo mas mesmso assim terem deixado arrastar o processo durante mais de um ano.

  • Alguns trabalhadores do Banif não transitam para o Santander
    0:34

    Banif

    O ministro das Finanças, Mário Centeno, esclarece que nem todos os trabalhadores transitam para o Santader. Alguns ficam no veículo criado para gerir os ativos tóxicos do Banif. Do dinheiro injetado no banco mais de 740 milhões de euros são de uma garantia do Estado dada ao Santader para abater contigências futuras.

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.