sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

CDS-PP anuncia voto contra ao Orçamento Retificativo

O deputado do CDS-PP João Almeida anunciou hoje que os centristas votarão contra o Orçamento Retificativo, argumentando que não é aceitável que os contribuintes sejam chamados a pagar a solução para o Banif.

TIAGO PETINGA/ LUSA

Numa intervenção na Assembleia da República, João Almeida argumentou que o PS agiu neste caso como no BPN, chamando "a responder em primeiro lugar os contribuintes", ao passo que PSD e CDS-PP, no caso do BES, chamaram a responder em primeiro lugar o sistema financeiro.

João Almeida defendeu também que a decisão do Governo e do Banco de Portugal de vender o Banif ao Santander Totta resultou de uma fuga de informação, numa referência a uma notícia avançada pela TVI há duas semanas.

"Esta decisão não tinha de ser tomada agora, não tendo existido a fuga de informação que existiu", afirmou o deputado centrista.

A discussão e votação do retificativo foi agendada para hoje depois do anúncio no domingo pelo Governo e o Banco de Portugal da venda do Banif ao Banco Santander Totta, por um valor de 150 milhões de euros, no âmbito da medida de resolução aplicada ao banco cuja maioria do capital pertencia ao Estado português, de forma a impedir a sua liquidação, numa operação que envolve um apoio público estimado em 2.255 milhões de euros.

Lusa

  • Universidade de Aveiro quer estudar cachalote-pigmeu que deu à costa em Lisboa

    País

    Um cachalote-pigmeu com dois metros de comprimento deu hoje à costa em Lisboa. O animal ainda estava vivo quando foi dado o alerta para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, mas morreu pouco tempo depois. O Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro quer perceber porque razão o animal apareceu tão perto da costa.

  • PSD compara SNS a um "cenário de guerra", Centeno desdramatiza
    2:44

    Economia

    O ministro das Finanças esteve esta amanhã no Parlamento e voltou a não comprometer-se com aumentos salariais na função pública no próximo ano. Deu mesmo a entender que a medida não é prioritária. A discussão passou também pelo Serviço Nacional de Saúde. Centeno desdramatizou as carências mas o PSD comparou o que s passa a um cenário de guerra.

  • 14 sacerdotes suspensos por abusos sexuais no Chile

    Mundo

    A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou na terça-feira a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. Todos eles pertenciam a um grupo de se autointitulou de "La Familia", segundo a investigação jornalística.