sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

Esquerda inicia processo de criação de inquérito parlamentar ao Banif

Os quatro partidos da esquerda vão dar hoje início ao processo de criação de um inquérito parlamentar ao caso Banif. A iniciativa conjunta do PS, PCP, Bloco de Esquerda e Verdes vai ser entregue no Parlamento.

(Reuters)

(Reuters)

O texto comum pede que se esclareçam as razões que levaram à injeção de dinheiros públicos no final de 2012 e o que correu mal depois disso. Os partidos querem ainda perceber se a medida de resolução foi a decisão mais acertada e qual o envolvimento do Banco de Portugal ao longo do processo.

Ao que a SIC apurou, o texto assinado pelos quatro partidos não se demora em considerações políticas, apesar de pedir que se apurem todas as responsabilidades governativas e de regulação na crise no Banif.

Mário Centeno e Carlos Costa na Comissão de Finanças por proposta do PSD

A Comissão de Orçamento e Finanças aprovou hoje, por unanimidade, uma proposta do PSD para serem ouvidos com urgência, sobre a solução adotada para o Banif, o ministro das Finanças e o governador do Banco de Portugal.

Na sua proposta inicial apresentada na Comissão Parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, o PSD apenas previa a audição de Mário Centeno, mas o PS solicitou que também Carlos Costa fosse ouvido sobre o Banif.

O CDS-PP, para concluir este processo de discussão, sugeriu então que os sociais-democratas fizessem um aditamento ao seu requerimento, juntando o governador do Banco de Portugal à proposta inicial referente ao ministro das Finanças.

Apesar da aprovação unânime pela comissão parlamentar, com a recomendação para que as audições se realizem com caráter de urgência, ainda não há uma data definida para Mário Centeno e Carlos Costa serem ouvidos.

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.