sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

Esquerda inicia processo de criação de inquérito parlamentar ao Banif

Os quatro partidos da esquerda vão dar hoje início ao processo de criação de um inquérito parlamentar ao caso Banif. A iniciativa conjunta do PS, PCP, Bloco de Esquerda e Verdes vai ser entregue no Parlamento.

(Reuters)

(Reuters)

O texto comum pede que se esclareçam as razões que levaram à injeção de dinheiros públicos no final de 2012 e o que correu mal depois disso. Os partidos querem ainda perceber se a medida de resolução foi a decisão mais acertada e qual o envolvimento do Banco de Portugal ao longo do processo.

Ao que a SIC apurou, o texto assinado pelos quatro partidos não se demora em considerações políticas, apesar de pedir que se apurem todas as responsabilidades governativas e de regulação na crise no Banif.

Mário Centeno e Carlos Costa na Comissão de Finanças por proposta do PSD

A Comissão de Orçamento e Finanças aprovou hoje, por unanimidade, uma proposta do PSD para serem ouvidos com urgência, sobre a solução adotada para o Banif, o ministro das Finanças e o governador do Banco de Portugal.

Na sua proposta inicial apresentada na Comissão Parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, o PSD apenas previa a audição de Mário Centeno, mas o PS solicitou que também Carlos Costa fosse ouvido sobre o Banif.

O CDS-PP, para concluir este processo de discussão, sugeriu então que os sociais-democratas fizessem um aditamento ao seu requerimento, juntando o governador do Banco de Portugal à proposta inicial referente ao ministro das Finanças.

Apesar da aprovação unânime pela comissão parlamentar, com a recomendação para que as audições se realizem com caráter de urgência, ainda não há uma data definida para Mário Centeno e Carlos Costa serem ouvidos.

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.