sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

Esquerda inicia processo de criação de inquérito parlamentar ao Banif

Os quatro partidos da esquerda vão dar hoje início ao processo de criação de um inquérito parlamentar ao caso Banif. A iniciativa conjunta do PS, PCP, Bloco de Esquerda e Verdes vai ser entregue no Parlamento.

(Reuters)

(Reuters)

O texto comum pede que se esclareçam as razões que levaram à injeção de dinheiros públicos no final de 2012 e o que correu mal depois disso. Os partidos querem ainda perceber se a medida de resolução foi a decisão mais acertada e qual o envolvimento do Banco de Portugal ao longo do processo.

Ao que a SIC apurou, o texto assinado pelos quatro partidos não se demora em considerações políticas, apesar de pedir que se apurem todas as responsabilidades governativas e de regulação na crise no Banif.

Mário Centeno e Carlos Costa na Comissão de Finanças por proposta do PSD

A Comissão de Orçamento e Finanças aprovou hoje, por unanimidade, uma proposta do PSD para serem ouvidos com urgência, sobre a solução adotada para o Banif, o ministro das Finanças e o governador do Banco de Portugal.

Na sua proposta inicial apresentada na Comissão Parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, o PSD apenas previa a audição de Mário Centeno, mas o PS solicitou que também Carlos Costa fosse ouvido sobre o Banif.

O CDS-PP, para concluir este processo de discussão, sugeriu então que os sociais-democratas fizessem um aditamento ao seu requerimento, juntando o governador do Banco de Portugal à proposta inicial referente ao ministro das Finanças.

Apesar da aprovação unânime pela comissão parlamentar, com a recomendação para que as audições se realizem com caráter de urgência, ainda não há uma data definida para Mário Centeno e Carlos Costa serem ouvidos.

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.