sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

Esquerda inicia processo de criação de inquérito parlamentar ao Banif

Os quatro partidos da esquerda vão dar hoje início ao processo de criação de um inquérito parlamentar ao caso Banif. A iniciativa conjunta do PS, PCP, Bloco de Esquerda e Verdes vai ser entregue no Parlamento.

(Reuters)

(Reuters)

O texto comum pede que se esclareçam as razões que levaram à injeção de dinheiros públicos no final de 2012 e o que correu mal depois disso. Os partidos querem ainda perceber se a medida de resolução foi a decisão mais acertada e qual o envolvimento do Banco de Portugal ao longo do processo.

Ao que a SIC apurou, o texto assinado pelos quatro partidos não se demora em considerações políticas, apesar de pedir que se apurem todas as responsabilidades governativas e de regulação na crise no Banif.

Mário Centeno e Carlos Costa na Comissão de Finanças por proposta do PSD

A Comissão de Orçamento e Finanças aprovou hoje, por unanimidade, uma proposta do PSD para serem ouvidos com urgência, sobre a solução adotada para o Banif, o ministro das Finanças e o governador do Banco de Portugal.

Na sua proposta inicial apresentada na Comissão Parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, o PSD apenas previa a audição de Mário Centeno, mas o PS solicitou que também Carlos Costa fosse ouvido sobre o Banif.

O CDS-PP, para concluir este processo de discussão, sugeriu então que os sociais-democratas fizessem um aditamento ao seu requerimento, juntando o governador do Banco de Portugal à proposta inicial referente ao ministro das Finanças.

Apesar da aprovação unânime pela comissão parlamentar, com a recomendação para que as audições se realizem com caráter de urgência, ainda não há uma data definida para Mário Centeno e Carlos Costa serem ouvidos.

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.