sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

Finanças negam poupança até mil M€ não pagando dívida sénior do Banif.

O Ministério das Finanças rejeita que fosse possível poupar até mil milhões de euros não pagando a dívida sénior do Banif.

Lusa

Lusa

Tiago Petinga

O gabinete de Mário Centeno esclarece que a participação deste tipo de dívida na cobertura de pejuízos atingiria, no máximo, os 169 milhões de euros.

Para alcançar uma poupança superior, garante, seria preciso chamar os depositantes à solução, algo que o Ministério acredita que colocaria em causa a confiança no sistema financeiro.

O Governo diz ainda que o mais importante foi salvaguardar os depósitos e, sublinha, no caso de chamar os obrgacionistas séniores à solução, seriam incluídos também cerca de 200 milhões de euros de depósitos de emigrantes.

  • Governo não seguiu recomendação de Bruxelas sobre Banif

    Banif

    A Comissão Europeia propôs ao anterior Governo, em dezembro de 2014, a divisão do Banif em "banco bom" que deveria ser vendido até ao final de 2017, e em "banco mau", um veículo especial onde seriam colocados os ativos não estratégicos. De acordo com o Expresso, o Governo não seguiu a recomendação que poupava ao Estado até mil milhões de euros.

  • Uma viagem pela Estrada Nacional 236
    2:52
  • A reconstrução depois da tragédia de Pedrógão
    2:43
  • Marcelo reúne-se na quarta-feira com Putin

    País

    O Presidente da República reúne-se na quarta-feira, em Moscovo, com o líder russo, Vladimir Putin, informou este domingo a Presidência. Marcelo Rebelo de Sousa estará na capital da Federação Russa para assistir ao jogo da seleção portuguesa na fase final do Mundial de Futebol com a equipa de Marrocos

  • Novo busto de Ronaldo foi pedido pelo Museu CR7
    2:07
  • Grécia e Macedónia assinam acordo histórico
    2:02

    Mundo

    A Grécia e a Macedónia assinaram um acordo histórico para mudar o nome da antiga República Jugoslava para República da Macedónia do Norte. Em causa está um problema diplomático entre os dois países que dificultou os planos da Macedónia em aderir à União Europeia e às Nações Unidas.