sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

Comissão de inquérito e auditoria externa ao Banif discutidas hoje no parlamento

A constituição de uma comissão de inquérito ao Banco Internacional do Funchal (Banif) e a realização de uma auditoria externa independente ao banco vão ser hoje discutidas e votadas em reunião plenária no parlamento.

Tiago Petinga/ Lusa (Arquivo)

Relativamente à comissão de inquérito para avaliar o processo que conduziu à intervenção das autoridades no Banif em dezembro último vão estar em cima da mesa as propostas apresentadas pelo PSD, pelo CDS-PP e uma conjunta do PS, PCP, BE e PEV.

Para além das iniciativas para a realização da comissão de inquérito, o PSD propõe a realização de uma auditoria externa e independente à gestão do Banif, "à evolução do valor do banco e às medidas de recapitalização" e à resolução e venda ao Santander Totta, no mês passado.

Segundo a informação que consta no 'site' da Assembleia da República (AR), o Governo, o PSD, o PS, o BE, o CDS-PP, o PCP e o PEV vão dispor de 10 minutos cada para as suas intervenções, enquanto o PAN vai contar com um minuto.

O início dos trabalhos está marcado para as 10:00 e as votações regimentais vão ser feitas às 12:00.

A 20 de dezembro, o Banco de Portugal anunciou em comunicado que tinha sido decidida a venda da atividade do Banif e da maior parte dos seus ativos e passivos ao Banco Santander Totta por 150 milhões de euros.

A alienação foi tomada "no contexto de uma medida de resolução" pelas "imposições das instituições europeias e inviabilização da venda voluntária do Banif", segundo informou o supervisor bancário.

A operação "envolve um apoio público estimado em 2.255 milhões de euros que visam cobrir contingências futuras, dos quais 489 milhões de euros pelo Fundo de Resolução e 1.766 milhões diretamente do Estado", especificou o banco central, garantindo que esta solução "é a que melhor protege a estabilidade do sistema financeiro português".

Lusa

  • Rui Vitória não espera facilidades frente ao Tondela
    1:34

    Desporto

    O líder do campeonato, o Benfica, recebe este domingo o último classificado, o Tondela. Na conferência de antevisão do encontro, Rui Vitória afirmou que não espera facilidades. O treinador do Benfica falou ainda de Sebastian Coates.

  • O primeiro dia de Donald Trump na Casa Branca
    3:05
  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.