sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

Bruxelas garante prioridade no pedido da comissão de inquérito ao Banif

A Comissão Europeia garantiu hoje estar a tratar como matéria prioritária o pedido feito pela comissão parlamentar de inquérito sobre o Banif, mas lembrou ser necessário tempo para tratar do pedido de "larga extensão", segundo um porta-voz.

Tiago Petinga/LUSA

Numa nota enviada à agência Lusa, um porta-voz do executivo comunitário garantiu que a Comissão está a "ajudar e a cooperar integralmente com o parlamento português neste inquérito", no âmbito do seu "mandato e capacidade".

"A Comissão já confirmou ao parlamento português estar a tomar as medidas necessárias para lidar adequadamente com o pedido", acrescentou a mesma fonte, indicando que, apesar de a solicitação estar a ser "com certeza, tratada como matéria prioritária", a "larga extensão" do pedido requer "um pouco de tempo".

Na terça-feira, o presidente da comissão de inquérito, o deputado comunista português António Filipe, tinha lamentado, à rádio TSF, a falta de colaboração das instituições europeias.

Mais tarde, já no parlamento, o deputado indicou que a Comissão tinha entrado em contacto e que nos próximos dias enviaria a documentação solicitada pelos parlamentares.

António Filipe precisou que a Comissão, através do seu presidente, Jean-Claude Juncker, endereçou uma carta à comissão de inquérito para garantir a disponibilidade em colaborar com os parlamentares.

Lusa

  • Ex-presidente do Banif lança críticas ao BdP e à TVI
    2:31

    Banif

    Durante a audiência com a Comissão de Inquérito ao Banif, o ex-presidente do banco, Jorge Tomé, lançou várias críticas ao Banco de Portugal e à TVI. O ex-presidente do Banif diz que o supervisor mudou, inesperadamente, a sua postura em relação ao banco e sublinhou que a notícia da TVI determinou a medida de resolução.

  • Ex-presidente do Banif não estava à espera da resolução do banco
    1:29

    Banif

    Na primeira audição da comissão parlamentar de inquérito, Joaquim Marques dos Santos não conseguiu explicar aos deputados a diferença de 700 milhões de euros de aumento de capital que o banco precisou em 2012 e, admite ter sido surpreendido pela resolução do banco. O ex-presidente do Banif afirmou ainda que tentou sem sucesso arranjar novos acionistas entre 2010 e 2011.

  • "Nos últimos 14 anos alertámos que este dia iria voltar"
    3:50

    País

    O vice-presidente da Câmara de Mação diz que se sente humilhado com o recurso a meios espanhóis para o combate ao fogo no concelho. Em entrevista à SIC, António Louro, que é também engenheiro florestal, critica os vários governos e afirma que nada disto teria acontecido se tivessem ouvido os apelos desesperados da autarquia depois do incêndio que, em 2003, destruiu grande parte do concelho.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • André Ventura rejeita acusações de xenofobia
    1:27

    País

    O candidato do PSD à Câmara de Loures diz que tocou num tema que as pessoas queriam discutir. Entrevistado na SIC Notícias, André Ventura insiste que as declarações que fez sobre a comunidade cigana não são xenófobas ou racistas.

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.