sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

Carlos Costa e Mário Centeno ouvidos terça-feira na Comissão de Inquérito

A Comissão Parlamentar de Inquérito ao processo que conduziu à venda e resolução do Banco Internacional do Funchal (Banif) vai ouvir na próxima terça-feira de manhã o governador do Banco de Portugal (BdP) e o ministro das Finanças.

Lusa

Fonte da comissão disse à Lusa que a audição de Carlos Costa está marcada para dia 19 de abril às 09:30 e a de Mário Centeno para as 11:30. A mesma fonte justificou a proximidade das duas audições com compromissos anteriormente assumidos.

Os coordenadores dos partidos aprovaram hoje novos pedidos de audições de Carlos Costa e de Mário Centeno -- que já tinham sido ouvidos nesta comissão de inquérito - bem como do vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, segundo anunciou o presidente da comissão, o comunista António Filipe.

Relativamente ao vice-líder do BCE, que "tem a prerrogativa de depor por escrito por não se encontrar no território nacional", os deputados preferiam que a audição decorresse "presencialmente", mas a mesma pode acontecer à distância com recurso à tecnologia.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC