sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

Deputados querem ouvir Carlos Costa e Mário Centeno na 3ª feira

A Comissão Parlamentar de Inquérito ao processo que conduziu à venda e resolução do Banco Internacional do Funchal (Banif) vai tentar voltar a ouvir o governador do Banco de Portugal (BdP) e o ministro das Finanças na terça-feira.

Carlos Costa, governador do Banco de Portugal.

Carlos Costa, governador do Banco de Portugal.

Lusa

Os coordenadores dos partidos reuniram-se hoje para aprovar os pedidos de audições de Carlos Costa e de Mário Centeno, bem como do vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, segundo anunciou o presidente da comissão, o comunista António Filipe.

"Ficou decidido propor que, na próxima terça-feira, com prejuízo das audições já programadas, seja a audição do governador do Banco de Portugal, de manhã, e do ministro das Finanças, durante a tarde", disse o deputado do PCP, esclarecendo ser necessário verificar a disponibilidade de agenda de todas personalidades.

Relativamente ao vice-líder do BCE, que "tem a prerrogativa de depor por escrito por não se encontrar no território nacional", os deputados preferiam que a audição decorresse "presencialmente", mas a mesma pode acontecer à distância com recurso à tecnologia.

"Também vai ser feito contacto com Vitor Constâncio para que possa ser ouvido, eventualmente por vídeoconferência, no dia 27 de abril", adiantou António Filipe.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.