sicnot

Perfil

Banif

Carlos Costa quer que BCE autorize a divulgação das atas das reuniões sobre o caso Banif

Carlos Costa quer que BCE autorize a divulgação das atas das reuniões sobre o caso Banif

O governador do Banco de Portugal quer que o BCE autorize a divulgação completa das atas das reuniões sobre o caso Banif. Carlos Costa reafirmou hoje, no Parlamento, que não podia comunicar previamente ao Governo a proposta que levou ao Banco Central Europeu. O governador diz que a resolução do Banif nunca foi a primeira opção.

  • "Não aceito que me imputem falsidades"
    3:11

    Banif

    O ministro das Finanças garante que nunca tentou que as autoridades europeias beneficiassem o Santander na compra do Banif. Mário Centeno rejeita, assim, ter mentido à comissão de inquérito, como é acusado pelo PSD. A alegada mentira do ministro marcou o arranque da audição, no Parlamento, dominada por um tom muito crispado.

  • "Banco de Portugal não informou o Governo nem o podia fazer"
    2:45

    Banif

    O governador do Banco de Portuga disse hoje que a entidade não informou o Governo sobre uma proposta que fez para o Banif numa reunião do Conselho de governadores do Banco Central Europeu porque "não podia". As declarações de Carlos Costa, acusado de esconder informação, foram proferidas durante a comissão parlamentar de inquérito sobre o Banif.

  • Centeno admite que o Governo decidiu vários detalhes da resolução e venda do Banif
    1:28

    Banif

    O ministro das Finanças considera que houve uma forte imposição da Direção Geral da Concorrência da União Europeia no processo que levou à resolução e venda do Banif, apesar de admitir que o Governo também decidiu vários detalhes da solução. Questionado no Parlamento sobre as mais recentes declarações vindas de Bruxelas, em que a Comissão recusa ter imposto uma solução para o banco, Mário Centeno dá um versão diferente da história.

  • Centeno garante que não mentiu na Comissão de Inquérito ao Banif
    3:06

    Banif

    O ministro das Finanças garante que não mentiu na Comissão de Inquérito ao Banif. Mário Centeno, que hoje voltou a ser ouvido no parlamento, reafirmou que nunca tentou influenciar as autoridades europeias para beneficiarem o Santander. Estas garantias não convenceram o PSD que diz que o ministro perdeu toda a credibilidade.

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.