sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

Banco de Portugal colocou equipas dentro do Banif desde 2010

O Banco de Portugal (BdP) tinha técnicos em permanência no Banif desde junho de 2010, realizando diferentes avaliações à carteira de crédito do banco, que identificaram em 2011 e 2012 imparidades de 500 milhões de euros, segundo o vice-governador.

Tiago Petinga/LUSA

"Houve um controlo lançado em vários bancos a partir de 2009. Desde junho de 2010 que equipas do Banco de Portugal estavam dentro do Banif", revelou Pedro Duarte Neves durante a sua audição na comissão parlamentar de inquérito ao Banif.

Este reforço das inspeções às instituições financeiras portuguesas foi justificado pelo responsável como um "reflexo do BPN (Banco Português de Negócios)", nacionalizado em 2008.

"Em 2009, não havia mais nenhum país com uma supervisão intrusiva, sem ser o Brasil e Espanha", realçou Pedro Duarte Neves.

De acordo com o vice-governador do Banco de Portugal, em 2010 e 2011 foram realizadas inspeções específicas às imparidades de crédito e a procedimentos de renegociação de créditos.

"Posteriormente, a carteira de crédito do Banif voltou a ser avaliada no âmbito dos exercícios transversais ao sistema bancário português que tiveram lugar em 2011 e 2012", afirmou.

Pedro Duarte Neves acrescentou que "já numa fase próxima da recapitalização" do Banif, houve uma "auditoria especial da PricewaterhouseCoopers (PwC)", que detetou os problemas do Banif Brasil.

"Este conjunto completo de revisões da carteira de crédito levou a um reconhecimento muito significativo de perdas por imparidades nestes dois anos (2011 e 2012), de cerca de 500 milhões de euros", realçou.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17