sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

Vice-governador do BdP diz que más escolhas da gestão levaram à queda do Banif

O vice-governador do Banco de Portugal (BdP), Pedro Duarte Neves, considerou hoje, no parlamento, que o Banif tinha em 2012 uma "boa base de partida", tendo caído devido a "más escolhas da gestão".

"O Banif foi um banco desperdiçado. Em 2012 tinha uma boa base de partida e caiu devido a más escolhas da gestão", afirmou o mesmo responsável durante a sua audição na comissão parlamentar de inquérito ao Banif, que está a decorrer.

Confrontado com as declarações feitas anteriormente nesta comissão por Jorge Tomé, presidente executivo do Banif, e António Varela, representante do Estado na administração do banco, que tinham dito que a situação da instituição já era "péssima" em 2012, Duarte Neves jogou ao ataque.

"Ninguém disse ao BdP que o Banif era um banco com imensos problemas. Nem o Conselho de Administração, nem os administradores, nem o órgão de fiscalização, nem o administrador nomeado pelo Estado", realçou.

Pedro Duarte Neves assinalou ainda que "houve uma sucessão de planos [de reestruturação] que acabaram por não ser aprovados", admitindo que "isso é uma coisa que podia ter corrido melhor".

Lusa

  • Banif faz disparar o défice para 4%
    2:10

    Banif

    O buraco nas contas públicas fica nos 4,4% por causa da resolução do Banif e o Eurostat diz que sem contar com o banco o défice seria de 3%. Agora, resta à Comissão Europeia decidir se inclui ou não o Banif no défice. O ministro das Finanças, Mário Centeno, já disse que vai negociar com Bruxelas e que espera que o banco não seja inlcuído nas contas.

  • Centeno lamenta forma como está a ser feita a oposição e reafirma que não mentiu no Parlamento
    0:24

    Economia

    Em resposta ao pedido do PSD para que o Ministério Público avalie as declarações do ministro das Finanças no Parlamento, sobre o caso Banif, Mário Centeno reafirma que não mentiu e lamenta que a oposição esteja a agir desta forma. "Não incorri em nenhuma falsidade e compreendo que a oposição tenha de fazer o seu trabalho. Mas não compreendo que a oposição faça o seu trabalho nesses moldes", disse o ministro.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.