sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

Vice-governador do BdP diz que más escolhas da gestão levaram à queda do Banif

O vice-governador do Banco de Portugal (BdP), Pedro Duarte Neves, considerou hoje, no parlamento, que o Banif tinha em 2012 uma "boa base de partida", tendo caído devido a "más escolhas da gestão".

"O Banif foi um banco desperdiçado. Em 2012 tinha uma boa base de partida e caiu devido a más escolhas da gestão", afirmou o mesmo responsável durante a sua audição na comissão parlamentar de inquérito ao Banif, que está a decorrer.

Confrontado com as declarações feitas anteriormente nesta comissão por Jorge Tomé, presidente executivo do Banif, e António Varela, representante do Estado na administração do banco, que tinham dito que a situação da instituição já era "péssima" em 2012, Duarte Neves jogou ao ataque.

"Ninguém disse ao BdP que o Banif era um banco com imensos problemas. Nem o Conselho de Administração, nem os administradores, nem o órgão de fiscalização, nem o administrador nomeado pelo Estado", realçou.

Pedro Duarte Neves assinalou ainda que "houve uma sucessão de planos [de reestruturação] que acabaram por não ser aprovados", admitindo que "isso é uma coisa que podia ter corrido melhor".

Lusa

  • Banif faz disparar o défice para 4%
    2:10

    Banif

    O buraco nas contas públicas fica nos 4,4% por causa da resolução do Banif e o Eurostat diz que sem contar com o banco o défice seria de 3%. Agora, resta à Comissão Europeia decidir se inclui ou não o Banif no défice. O ministro das Finanças, Mário Centeno, já disse que vai negociar com Bruxelas e que espera que o banco não seja inlcuído nas contas.

  • Centeno lamenta forma como está a ser feita a oposição e reafirma que não mentiu no Parlamento
    0:24

    Economia

    Em resposta ao pedido do PSD para que o Ministério Público avalie as declarações do ministro das Finanças no Parlamento, sobre o caso Banif, Mário Centeno reafirma que não mentiu e lamenta que a oposição esteja a agir desta forma. "Não incorri em nenhuma falsidade e compreendo que a oposição tenha de fazer o seu trabalho. Mas não compreendo que a oposição faça o seu trabalho nesses moldes", disse o ministro.

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57