sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

Constâncio diz que não responde à comissão do Banif por "impossibilidade institucional"

Vítor Constâncio diz que recusou participar na Comissão Inquérito ao Banif apenas por impossibilidade institucional. O vice-presidente do Banco Central Europeu recorda que nunca se tratou de uma recusa pessoal. A resposta foi dada por carta aos deputados, depois de terem insistido para que Constâncio respondesse no parlamento português.

© Srdjan Zivulovic / Reuters

No documento, a que a SIC teve acesso, Constâncio defende-se dizendo que nunca houve intenção de "não colaborar com a Assembleia da República". Lembra que as questões que os deputados querem ver respondidas no caso Banif remetem a 2013, período em que já exercia funções no Banco Central Europeu.

Constâncio recorda a comissão do BES, em que respondeu por escrito aos deputados a todas as questões anteriores ao início de atividade em Frankfurt.

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalam-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.