sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

Constâncio diz que não responde à comissão do Banif por "impossibilidade institucional"

Vítor Constâncio diz que recusou participar na Comissão Inquérito ao Banif apenas por impossibilidade institucional. O vice-presidente do Banco Central Europeu recorda que nunca se tratou de uma recusa pessoal. A resposta foi dada por carta aos deputados, depois de terem insistido para que Constâncio respondesse no parlamento português.

© Srdjan Zivulovic / Reuters

No documento, a que a SIC teve acesso, Constâncio defende-se dizendo que nunca houve intenção de "não colaborar com a Assembleia da República". Lembra que as questões que os deputados querem ver respondidas no caso Banif remetem a 2013, período em que já exercia funções no Banco Central Europeu.

Constâncio recorda a comissão do BES, em que respondeu por escrito aos deputados a todas as questões anteriores ao início de atividade em Frankfurt.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite