sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

Constâncio diz que não responde à comissão do Banif por "impossibilidade institucional"

Vítor Constâncio diz que recusou participar na Comissão Inquérito ao Banif apenas por impossibilidade institucional. O vice-presidente do Banco Central Europeu recorda que nunca se tratou de uma recusa pessoal. A resposta foi dada por carta aos deputados, depois de terem insistido para que Constâncio respondesse no parlamento português.

© Srdjan Zivulovic / Reuters

No documento, a que a SIC teve acesso, Constâncio defende-se dizendo que nunca houve intenção de "não colaborar com a Assembleia da República". Lembra que as questões que os deputados querem ver respondidas no caso Banif remetem a 2013, período em que já exercia funções no Banco Central Europeu.

Constâncio recorda a comissão do BES, em que respondeu por escrito aos deputados a todas as questões anteriores ao início de atividade em Frankfurt.

  • Isto não é não jornalismo. Por Ricardo Costa

    Opinião

    Uma das decisões mais banais e corriqueiras do jornalismo assenta nas escolhas que se fazem no dia a dia. Que temas se abordam, que destaque se dá a este ou aquele assunto, que ângulos de abordagem se usam. São opções condicionadas por uma série de fatores - que vão do interesse e da novidade até questões tão básicas como o haver ou não jornalistas com tempo, meios e conhecimentos para o fazerem -, que estão e estarão na base de qualquer dia de trabalho numa redação.

    Ricardo Costa

  • Bruxelas multa Altice em 125 M€ devido à compra da PT

    Economia

    Os Serviços da Concorrência da Comissão Europeia decidiram multar a Altice em 125 milhões de euros no âmbito da compra da PT Portugal. Bruxelas avançou com a multa à Altice por ter começado a gerir a PT antes do negócio ter sido aprovado pela Comissão Europeia.

  • "Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
    0:57

    Economia

    O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.