sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

Administrador da Rentipar ouvido na Comissão de Inquérito ao Banif

A Comissão de Inquérito ao caso Banif ouviu, esta quarta-feira, um administrador da Rentipar, acionista histórica do banco, liderada por uma das filhas do fundador Horácio Roque. Numa audição em que foi proibida a captação de imagens, Fernando Inverno deixou em aberto a possibilidade da Holding vir a processar a TVI, pela notícia que terá agravado os problemas de liquidez do banco.

Tiago Petinga/LUSA

O administrador questionou também a opção tomada pelas autoridades de aplicar uma medida de resolução ao banco. Justificou que a partir de 2013, a Rentipar começou a ter um papel passivo no Banif e explicou que era o Estado quem tinha de ser o protagonista.

  • TVI diz que não pode ser responsabilizada pela fuga de depósitos no Banif
    0:40

    Banif

    O diretor de informação da TVI está a ser ouvido na Comissão de Inquérito ao Banif. Os deputados estão a questionar a notícia do canal que dava como certo o fecho do banco ao público. Sérgio Figueiredo garante que a TVI pode não ser responsabilizada pela fuga de depósitos e pelo que aconteceu nos dias após à divulgação da notícia.

  • Diretor de informação da TVI recusa responsabilidade no desfecho do Banif
    2:42

    Banif

    Os deputados da comissão de inquérito ao Banif acusam a TVI de ter dado uma notícia falsa, de ter sido negligente e de ter provocado uma fuga de depósitos do banco. Isto na sequência da notícia da TVI a 13 de dezembro, que dizia que o Banif ia fechar portas e que os depósitos não estavam todos salvaguardados. Durante mais de três horas de audição ao diretor de informação do canal, Sérgio Figueiredo admitiu que a notícia foi corrigida várias vezes, mas não reconhece ter errado e recusa responsabilidade do canal no desfecho do banco.

  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.