sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

Bruxelas diz que era fundamental evitar "liquidação desordenada" do Banif

A Comissão Europeia diz que era essencial evitar uma liquidação desordenada do Banif.

© Rafael Marchante / Reuters

Num texto de 59 páginas enviado à comissão de inquérito, a que a SIC teve acesso, Bruxelas explica que era imperativo garantir que os clientes tinham acesso aos baclões no dia a seguir à resolução, o que acacabou por acontecer com a compra por parte do Santander.

De outra forma, a Comissão Europeia acredita que a estabilidade do sistema bancário português teria sido posta em causa.

O executivo comunitário explica ainda que a resolução do Banif foi decidida em estreita coordenação com o Governo português.

  • João Galamba deixa de ser porta-voz do PS

    País

    João Galamba vai deixar de ser porta-voz do PS e de integrar a comissão permanente do partido. A nova porta-voz dos socialistas vai ser Maria Antónia Almeida Santos, que já integrava a comissão independente, órgão de direção política do PS.

  • Mariano Rajoy não vai convocar eleições antecipadas
    1:24

    Mundo

    O governo espanhol está por um fio por causa de um processo de corrupção a envolver dirigentes do PP. O PSOE apresentou uma moção de censura e o Ciudadanos pede eleições antecipadas. O chefe do governo, Mariano Rajoy, já disse que não vai convocar eleições.