sicnot

Perfil

Banif

ERC critica forma como a TVI noticiou alegado fecho do Banif

ERC critica forma como a TVI noticiou alegado fecho do Banif

A Entidade Reguladora da Comunicação decidiu condenar a TVI pela atuação no caso Banif. A ERC diz que a estação foi irresponsável na forma como noticiou o alegado fecho do banco, no dia 13 de dezembro do ano passado. Como sanção, o regulador propõe a exibição e leitura das conclusões da ERC no noticiário de maior audiência da TVI24.

  • ERC condena TVI pela atuação em relação ao Banif

    Banif

    A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) condenou a TVI pela atuação em torno do Banif. O regulador da comunicação social concluiu que a estação não contactou as partes interessadas antes de avançar com a notícia do fecho do Banif.

  • ERC diz que a forma como a TVI noticiou alegado fecho do Banif foi "reprovável e irresponsável"
    2:43

    Banif

    A Entidade Reguladora para a Comunicação Social arrasa a forma como a TVI noticiou o alegado fecho do Banif. No projeto de deliberação a que a SIC teve acesso, a ERC acusa a TVI de conduta reprovável e irresponsável. Depois de o diretor de informação da TVI ter dito no parlamento que nunca foi questionado pela ERC sobre este assunto, o documento mostra que em março, a estação prestou esclarecimentos ao regulador na sequência de um processo em curso.

  • Diretor de informação da TVI recusa responsabilidade no desfecho do Banif
    2:42

    Banif

    Os deputados da comissão de inquérito ao Banif acusam a TVI de ter dado uma notícia falsa, de ter sido negligente e de ter provocado uma fuga de depósitos do banco. Isto na sequência da notícia da TVI a 13 de dezembro, que dizia que o Banif ia fechar portas e que os depósitos não estavam todos salvaguardados. Durante mais de três horas de audição ao diretor de informação do canal, Sérgio Figueiredo admitiu que a notícia foi corrigida várias vezes, mas não reconhece ter errado e recusa responsabilidade do canal no desfecho do banco.

  • TVI diz que não pode ser responsabilizada pela fuga de depósitos no Banif
    0:40

    Banif

    O diretor de informação da TVI está a ser ouvido na Comissão de Inquérito ao Banif. Os deputados estão a questionar a notícia do canal que dava como certo o fecho do banco ao público. Sérgio Figueiredo garante que a TVI pode não ser responsabilizada pela fuga de depósitos e pelo que aconteceu nos dias após à divulgação da notícia.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite