sicnot

Perfil

Boko Haram

Boko Haram

Boko Haram

Dois ataques bombistas fazem 44 mortos e 47 feridos em Jos, na Nigéria

Pelo menos 44 pessoas morreram em dois ataques bombistas domingo em Jos, no centro da Nigéria, após um fim de semana sangrento provocado pelo grupo extremista islâmico Boko Haram.

Bandeira do grupo Boko Haram.

Bandeira do grupo Boko Haram.

© Joe Penney / Reuters

"De momento contamos 44 mortos e 47 feridos decorrentes dos dois ataques", referiu Mohamed Abdulsalam, da agência nacional de gestão de emergências.

Anteriormente, a polícia do Estado de Plateau, do qual Jos é a capital, tinha dito que pelo menos 18 pessoas tinham morrido nos ataques de domingo à noite num centro comercial perto de uma mesquita popular.

A responsabilidade dos ataques ainda não foi reclamada pelos autores, mas Jos tem sido alvo de ataques dos militantes islamistas.

Plateau, que se encontra no meio de duas tendências religiosas, entre a maioria cristã do sul da Nigéria e a maioria muçulmana a norte, também tem sentido ondas de violência sectária que resultaram na morte de milhares de pessoas na última década.

Os combatentes extremistas do Boko Haram aumentaram o número de ataques no norte da Nigéria desde a subida ao poder do Presidente Muhammadu Buhari, a 29 de maio.

Com os últimos ataques, contam-se mais de 500 mortes, refere a agência noticiosa AFP.

No domingo, um bombista suicida fez-se explodir dentro de uma igreja, matando cinco religiosos na cidade de Potiskum, no Estado de Yobe, no norte da Nigéria.

Na semana passada, combatentes militantes islamitas atacaram em várias zonas em redor do Lago Chade, causando a morte de mais de 150 religiosos.

 

Lusa

  • "Foi o momento mais difícil da minha vida", disse a ministra emocionada
    3:24
  • A fábrica de caças na base aérea de Monte Real
    3:35

    País

    A Força Aérea portuguesa é a única força militar, para além da norte-americana, que pode mexer em praticamente todo o motor de um caça F-16. Na base aérea de Monte Real há uma fábrica de caças que pode levar o país a comprar mais aviões às peças, para revender a outras forças militares.

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25
  • Fui contactado por um espectador do “Contas-Poupança” (quartas-feiras, Jornal da Noite, SIC) e leitor do blogue www.contaspoupanca.pt, que foi surpreendido com uma carta do banco a aumentar o spread porque um dos serviços que tinha subscrito tinha sido extinguido. Neste caso específico, a domiciliação de ordenado. Ora, o cliente ficou estupefacto porque não mudou de empresa, não foi despedido nem tinha havido nenhuma alteração no recebimento do ordenado naquela conta.

    Pedro Andersson

  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44

    Mundo

    A Ucrânia está a ser seriamente afetada por um novo ataque informático. Algumas empresas de grande dimensão estão a ser prejudicadas, agravando a dimensão global do ataque, o qual não parece ser dirigido a ninguém em concreto. Ontem, nas primeiras horas do ataque, não parava de crescer o número de vítimas.

  • Temer acusado de prejudicar Polícia Federal
    2:36
  • Trump interrompe telefonema para elogiar jornalista

    Mundo

    A jornalista irlandesa Caitriona Perry viu-se esta terça-feira envolvida num momento que a própria classificou de "bizarro": um encontro inesperado com Donald Trump, que interrompeu um telefonema com o primeiro-ministro irlandês para... a elogiar.

    SIC

  • Caricaturas de Trump invadem capital do Irão

    Mundo

    O Irão está a organizar um concurso internacional de caricaturas do Presidente norte-americano Donald Trump. Pelas ruas de Teerão já vão surgindo algumas imagens alusivas ao festival que vai realizar-se no próximo mês de julho.