sicnot

Perfil

Boko Haram

Boko Haram

Boko Haram

Exército nigeriano anuncia resgate de 178 reféns do grupo extremista Boko Haram

O exército nigeriano anunciou ter libertado 178 pessoas, incluindo 101 crianças, reféns do Boko Haram, após lançar diversos ataques contra acampamentos do grupo extremista.

Bandeira do grupo Boko Haram.

Bandeira do grupo Boko Haram.

© Joe Penney / Reuters

A libertação dos reféns teve lugar ao final do dia de domingo, no estado de Borno, bastião dos radicais, no nordeste da Nigéria, de acordo com um comunicado divulgado pelo exército.

"Durante as operações da ofensiva, 178 pessoas mantidas reféns pelos terroristas foram resgatadas, incluindo 101 crianças, 67 mulheres e 10 homens", detalhou o coronel Tukur Gusau, porta-voz do exército.

O mesmo responsável indicou ainda que as forças do exército detiveram um chefe do Boko Haram e destruíram acampamentos dos islamitas nos arredores da cidade de Bama, a cerca de 70 quilómetros a sudeste de Madiguri, a capital do estado de Borno.

Um porta-voz da força aérea assegurou também que as tropas em terra repeliram um ataque dos radicais nos arredores da povoação de Bitta, na reserva florestal de Sambisa, outro dos redutos do Boko Haram.

A sangrenta insurreição dos 'jihadistas' do Boko Haram já fez mais de 15.000 mortos desde 2009 na Nigéria. Nos últimos meses, o grupo tem expandido as suas operações para os países vizinhos.

Lusa

  • Governo sírio só aceitará cessar-fogo após retirada de rebeldes
    1:29

    Mundo

    O Presidente sírio Bashar Al- Assad diz que só aceitará um acordo de cessar-fogo em Alepo que inclua a retirada de todos os rebeldes da cidade. Na Alemanha, Merkel considerou que a situação na Síria é vergonhosa devido à incapacidade da comunidade internacional aliviar o conflito.

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Como (não) travar no gelo
    1:02

    Mundo

    Um vídeo gravado em Montreal, no Canadá, mostra como é quase impossível travar em estradas cobertas de gelo.