sicnot

Perfil

Boko Haram

Boko Haram

Boko Haram

Encontrada uma das 219 raparigas raptadas pelo Boko Haram há 2 anos

Uma das 219 estudantes raptadas há mais de dois anos pelo Boko Haram em Chibok, no nordeste da Nigéria, foi encontrada sã e salva, a primeira descoberta desde o sequestro pelo grupo extremista, indicaram responsáveis de associações locais.

Campanha Bring Back Our Girls - Tragam de volta as nossas raparigas

Campanha Bring Back Our Girls - Tragam de volta as nossas raparigas

© Afolabi Sotunde / Reuters

Amina Ali foi descoberta na terça-feira por vigilantes na floresta de Sambisa, no estado de Borno, considerada um dos últimos bastiões dos islamitas do Boko Haram, informou na rede social de mensagens curtas Twitter Tsambido Hosea Abana, um dos responsáveis em Chibok do movimento BringBackOurGirls (Tragam as nossas raparigas de volta).

Yakubu Nkeki, responsável do grupo de Pais das Raparigas Raptadas em Chibok, deu a mesma informação à agência France Presse, adiantando que a rapariga tinha 17 anos quando foi raptada.

"Ela encontrou-se com os pais, que reconheceram a sua filha, antes de ser levada para a base militar em Damboa", disse Ayuba Alamson Chibok, um líder comunitário em Chibok, à AFP.

Os três homens disseram que a adolescente parece ter tido um filho em cativeiro, tendo Abana indicado que outras das sequestradas se encontram naquela floresta próxima dos Camarões, alvo dos militares há várias semanas.

O Boko Haram raptou 276 estudantes de uma escola secundária em Chibok na noite de 14 de abril de 2014, tendo 57 conseguido fugir pouco tempo depois.

Nada se sabia das restantes 219 desde a divulgação de um vídeo pelos radicais em maio de 2014, até que uma mensagem, uma aparente "prova de vida", foi enviada ao governo nigeriano no início deste ano.

O rapto provocou indignação e trouxe atenção mundial para a rebelião do Boko Haram, que já causou pelo menos 20.000 mortos e mais de 2,6 milhões de deslocados desde 2009.

Lusa

  • "Não vou ceder, não vou render-me, não vou desistir da candidatura"
    2:02
  • Obama, Presidente francês?
    1:55

    Mundo

    A resposta é óbvia, mas não demoveu quatro franceses, descontentes com os candidatos às Presidenciais no seu país. A ideia começou como brincadeira, mas já recolheu 43 mil assinaturas. 

  • Trump apanhado a ensaiar no carro
    1:08
  • Mulheres democratas de branco para mostrar que não abdicam dos diretos conquistados

    Mundo

    Uma "mancha branca" sobressaiu esta terça-feira no Congresso norte-americano, durante o primeiro discurso de Donald Trump. A maioria das 66 mulheres representantes e delegadas do Partido Democrata vestiram-se de branco, num ato simbólico a fazer recordar o movimento sufragista feminino, que encorajava as apoiantes a vestirem-se de branco. Tal como então, a cor da pureza foi agora recuperada, desta feita para mostrar a Trump que as mulheres não abdicam dos direitos conquistados no início do século XX.

  • Treinador do "The Biggest Loser" teve ataque cardíaco

    Mundo

    Foi o próprio Bob Harper que partilhou a notícia no seu Instagram. O ex-treinador do famoso programa de televisão sofreu um ataque cardíaco enquanto treinava no ginásio. Esteve oito dias internado mas, felizmente, já está em casa a recuperar.

  • Prisões recebem manual para lidar com fugas
    2:07

    País

    O Governo vai fazer o maior investimento de sempre nos serviços prisionais. São 2.600 milhões de euros para reforçar a segurança nas prisões. Entretanto. já foi distribuído um manual de procedimentos em caso de fuga.