sicnot

Perfil

Boko Haram

Boko Haram

Boko Haram

Líder do Boko Haram aparece em vídeo para negar ter sido ferido pelo exército

© Tim Cocks / Reuters

O líder do grupo islamita nigeriano Boko Haram divulgou hoje um novo vídeo em que diz estar "perfeitamente bem", depois de no final de agosto o exército da Nigéria ter anunciado que o tinha ferido com gravidade.

"Vocês disseram nas redes sociais que me tinham ferido ou que me tinham morto", diz Abubakar Shekau no vídeo de 40 minutos, divulgado no YouTube e datado de 25 de setembro.

"Mas eu estou feliz, de boa saúde e em segurança", continua.

No final de agosto, o exército afirmara ter "ferido fatalmente" o chefe do Boko Haram num raide aéreo no nordeste do país.

O exército nigeriano já anunciou a morte de Abubakar Shekau por diversas vezes, mas o esquivo líder do Boko Haram reaparece regularmente em vídeos do grupo 'jihadista'.

Lusa

  • Costa de Metro de Odivelas para Lisboa para relembrar corrida entre burro e Ferrari
    2:55

    Autárquicas 2017

    António Costa começou hoje o dia de campanha em Odivelas, para uma viagem de Metro até Lisboa, em que recordou a célebre corrida entre um burro e um Ferrari que protagonizou em 1993 quando foi canditado do PS à Câmara de Loures. Foi nesta cidade, onde ontem à noite, que desferiu um violento ataque a Pedro Passos Coelho, acusando-o de transformar o PSD num partido que não é digno de um Estado democrático.

  • O aeroporto de Beja, um "elefante branco" na planície alentejana
    4:33
  • Paciente há 15 anos em estado vegetativo consegue seguir objetos e mexer a cabeça

    Mundo

    Um homem de 35 anos, que ficou em estado vegetativo após um acidente de viação há 15 anos, deu sinais de consciência depois de lhe ter sido aplicada uma nova técnica de estimulação nervosa. Cirurgiões implantaram no paciente um pequeno aparelho que estimula o nervo vago, responsável pela ligação nervosa entre o cérebro e o resto do corpo. A intervenção aconteceu em França e a descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.