sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Angela Merkel diz que Reino Unido será mais forte na UE

A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou hoje que o Reino Unido será mais forte no interior da União Europeia (UE), a três semanas de um referendo sobre a saída ou permanência do país na UE ("Brexit").

© POOL New / Reuters

"É naturalmente uma decisão das cidadãs e cidadãos do Reino Unido, que votarão no referendo. Pessoalmente, já o disse várias vezes, espero que o Reino Unido fique na União Europeia", disse Merkel à imprensa, por ocasião da visita do secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg.

"Penso que somos mais fortes quando estamos sentados em conjunto no seio da UE. Todas as partes - o Reino Unido e os outros Estados membros - podem apresentar os argumentos que lhes interessam de modo mais eficaz que negociando a partir do exterior", adiantou.

Desde fevereiro, quando se encontrou com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, em Hamburgo, que Angela Merkel tem repetido que a sua vontade é que Londres fique na UE.

"Espero que o Reino Unido seja, e continue a ser, um membro ativo de uma União Europeia bem-sucedida", declarou a chanceler.

"É no interesse da Alemanha e, creio, também no interesse britânico e no de toda a UE", disse ainda Merkel.

Lusa

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC