sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Europeus mais favoráveis à permanência do Reino Unido na UE

Os europeus são cada vez mais favoráveis à permanência do Reino Unido na União Europeia, segundo uma sondagem do instituto TNS realizada em nove países europeus e publicada hoje, a duas semanas do referendo sobre um eventual 'Brexit'.

© Jon Nazca / Reuters

"Os europeus mostram-se claramente favoráveis a que os britânicos permaneçam no seio do 'clube' dos 28", refere o jornal francês Le Figaro, que publica a sondagem.

Este sentimento aumentou sensivelmente na Alemanha (mais um ponto percentual), França (mais seis) e na Polónia (mais dez), em relação a uma sondagem anterior realizada pelo mesmo instituto, em abril, segundo o jornal.

Na Alemanha, 79% (contra 78% em abril) das pessoas inquiridas desejam que o Reino Unido continue a ser membro da UE. Em França, 65% (59% em abril) e na Polónia 64% (54% em abril) são favoráveis à manutenção dos britânicos no bloco europeu.

Os luxemburgueses (66%), holandeses (63%), dinamarqueses (62%), finlandeses (62%) e os checos (62%) desejam o mesmo.

Já na opinião pública britânica, o campo do 'Brexit' ganhou vantagem.

Um total de 43% dos britânicos (34% em abril) prefere ver o Reino Unido sair da UE, contra 41% (38% em abril) deseja que o país continue a ser membro.

A sondagem foi realizada pelo instituo TNS, filial do grupo Kantar, simultaneamente em França, Alemanha, Polónia, Holanda, Dinamarca, Finlândia, República Checa, Luxemburgo e Reino Unido na segunda quinzena de maio, a uma amostra de cerca de mil pessoas com idade igual ou superior a 18 anos.

Lusa

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.