sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Europeus mais favoráveis à permanência do Reino Unido na UE

Os europeus são cada vez mais favoráveis à permanência do Reino Unido na União Europeia, segundo uma sondagem do instituto TNS realizada em nove países europeus e publicada hoje, a duas semanas do referendo sobre um eventual 'Brexit'.

© Jon Nazca / Reuters

"Os europeus mostram-se claramente favoráveis a que os britânicos permaneçam no seio do 'clube' dos 28", refere o jornal francês Le Figaro, que publica a sondagem.

Este sentimento aumentou sensivelmente na Alemanha (mais um ponto percentual), França (mais seis) e na Polónia (mais dez), em relação a uma sondagem anterior realizada pelo mesmo instituto, em abril, segundo o jornal.

Na Alemanha, 79% (contra 78% em abril) das pessoas inquiridas desejam que o Reino Unido continue a ser membro da UE. Em França, 65% (59% em abril) e na Polónia 64% (54% em abril) são favoráveis à manutenção dos britânicos no bloco europeu.

Os luxemburgueses (66%), holandeses (63%), dinamarqueses (62%), finlandeses (62%) e os checos (62%) desejam o mesmo.

Já na opinião pública britânica, o campo do 'Brexit' ganhou vantagem.

Um total de 43% dos britânicos (34% em abril) prefere ver o Reino Unido sair da UE, contra 41% (38% em abril) deseja que o país continue a ser membro.

A sondagem foi realizada pelo instituo TNS, filial do grupo Kantar, simultaneamente em França, Alemanha, Polónia, Holanda, Dinamarca, Finlândia, República Checa, Luxemburgo e Reino Unido na segunda quinzena de maio, a uma amostra de cerca de mil pessoas com idade igual ou superior a 18 anos.

Lusa

  • O resgate dos passageiros do naufrágio em Cascais
    1:48
  • É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
    0:48

    País

    Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC

  • Presidente do Uganda quer proibir sexo oral

    Mundo

    O Presidente do Uganda emitiu um aviso público durante um conferência de imprensa anunciando que vai banir a prática de sexo oral no país. Yoweri Museveni justifica o ato, explicando que "a boca serve para comer".

    SIC