sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Primeiro-ministro italiano afirma que brexit vai ser um "desastre para os britânicos"

O primeiro-ministro italiano afirmou hoje que se o Reino Unido decidir sair da UE, no referendo de 23 de junho, vai ser "um desastre para os britânicos", mas não para os 28, nem para Itália.

© Max Rossi / Reuters

"Espero que (o referendo) corra bem. Se correr mal haverá um problema de turbulência financeira a curto prazo, será um desastre para os britânicos e isto faz-me pensar que os britânicos são mais sábios do que dizem as sondagens", afirmou Matteo Renzi aos jornalistas.

"Mas a médio e longo prazo (o 'Brexit') não será um drama para a União Europeia, nem para Itália", sublinhou.

Os britânicos vão às urnas a 23 de junho para decidir sobre a saída, ou não, do Reino Unido da UE.

A comissão eleitoral britânica indicou esperar uma participação de 80% dos eleitores no referendo.

Lusa

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16

    Economia

    A Nokia chegou a ser uma das maiores empresas do mundo devido ao fabrico de telemóveis. Caiu, mas acaba de fazer renascer um dos sucessos de vendas do início do milénio. O anúncio foi feito este domingo, em Barcelona.