sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Duas novas sondagens dão vantagem ao Brexit

Os defensores da saída do Reino Unido da UE vão ganhar o referendo de 23 de junho sobre esta questão, com seis pontos de vantagem, 53% contra 47%, indicam duas sondagens publicadas pelo diário The Guardian.

© Russell Boyce / Reuters

As duas sondagens, telefónica e na internet, foram realizadas pela empresa ICM e apresentam um resultado idêntico.

Nos últimos dias, pelo menos três sondagens, realizadas antes destas, indicavam um avanço do campo favorável ao "Brexit".

Os dois trabalhos, publicados na segunda-feira, rompem também com a tendência das sondagens elaboradas por telefone de serem mais favoráveis à permanência na UE, do que os questionários feitos online.

"Estes resultados são consistentes com a maioria dos dados conhecidos nas últimas duas semanas, que mostram um certo enfraquecimento do campo favorável à permanência", disse ao The Guardian John Curtice, professor da universidade de Strathclyde.

"Já era evidente que esta corrida está muito mais renhida do que o primeiro-ministro [David Cameron] gostaria. Agora deve sentir-se incomodado perante a perspetiva de que o resultado [do referendo] possa estar realmente em dúvida", acrescentou.

Estas sondagens que dão vantagem ao "Brexit" levaram Cameron e o ministro da Economia britânico, George Osborne, a endurecer as mensagens sobre os perigos económicos de um rompimento com Bruxelas.

No domingo, Cameron advertiu os reformados, uma das franjas da população mais favorável à saída da UE, de que os problemas financeiros que resultariam do "Brexit" poriam em risco as suas prestações sociais e a manutenção do poder de compra.

Lusa

  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Quem são os arguidos da operação Fizz
    2:29

    País

    É já considerado o julgamento do ano da justiça portuguesa e o caso que está a abalar as relações entre Portugal e Angola. O processo da operação Fizz tem quatro arguidos, mas um deles, já é certo, não irá sentar-se esta segunda-feira no banco dos réus.

  • Que shutdown é este que paralisou os EUA?
    2:27
  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.