sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

The Sun pede aos britânicos para se livrarem da "ditatorial Bruxelas"

O influente jornal "The Sun" pede hoje aos leitores que votem a favor da saída do Reino Unido da União Europeia (EU) no referendo do dia 23, para se livrarem do que chama uma "Bruxelas ditatorial"

The sun

Num editorial que ocupa a primeira página, o jornal sensacionalista adverte que a permanência na UE será prejudicial para o país, pelo aumento da imigração, em detrimento dos salários e do "modo de vida" da população britânica.

"Esta é a nossa última oportunidade de nos desligarmos da máquina de Bruxelas não democrática (...) é hora de a aproveitar", publica o diário, propriedade do magnata da imprensa Rubert Murdoch.

'The Sun', o jornal mais lido no país, sobretudo entre a classe trabalhadora, é o primeiro diário nacional britânico a pronunciar-se abertamente a favor da saída da UE.

No editorial, intitulado "BeLeave Britan" (um jogo de palavras com que pede a saída e para acreditar no Reino Unido), o tabloide afirma que em 43 anos da participação britânica na UE, o bloco europeu demonstrou ser "ganancioso, intimidatório e impressionantemente incompetente numa crise".

"A 23 de junho, na urna, podemos corrigir este grande e histórico erro. É a nossa última oportunidade. Porque, sem dúvida, o nosso esforço parece mais desolador se nós ficarmos", sublinha o artigo, cujo título leva as cores da Union Jack (a bandeira britânica).

Ao mesmo tempo, o tabloide acusa os que apoiam a permanência na UE de levar a cabo uma campanha "feia" e "cínica" que está "abaixo" da "dignidade do Reino Unido".

"The Sun" assegura que fora da UE, o Reino Unido será mais rico, mais seguro e livre de traçar o seu próprio destino, enquanto dentro da União pode ver-se engolido num Estado federal em expansão de domínio alemão.

O editorial sai num momento em que se intensifica a campanha para o histórico referendo do dia 23, quando os britânicos deverão responder à pergunta: "Deve o Reino Unido continuar como membro da União Europeia ou deixar a UE?".

  • Número de mortos nos incêndios sobe para 43

    País

    Os incêndios florestais que deflagraram no domingo em várias zonas do país provocaram 43 mortos, disse esta quinta-feira à Lusa a adjunta do comando nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar. Trata-se de um homem que foi encontrado esta quinta-feira.

  • Casas de Luís Filipe Vieira e Pedro Guerra foram alvo de buscas
    2:39

    Desporto

    O caso dos emails levou esta quinta-feira a Polícia Judiciária a fazer buscas no Estádio da Luz e nas casas de Luís Filipe Vieira, o comentador Pedro Guerra e Paulo Gonçalves, o assessor jurídico do clube das águias. O advogado foi constituído arguido, mas só porque um advogado para ser alvo de buscas precisa de ser arguido.

  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos da Liga Europa
    1:48
  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC