sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

The Sun pede aos britânicos para se livrarem da "ditatorial Bruxelas"

O influente jornal "The Sun" pede hoje aos leitores que votem a favor da saída do Reino Unido da União Europeia (EU) no referendo do dia 23, para se livrarem do que chama uma "Bruxelas ditatorial"

The sun

Num editorial que ocupa a primeira página, o jornal sensacionalista adverte que a permanência na UE será prejudicial para o país, pelo aumento da imigração, em detrimento dos salários e do "modo de vida" da população britânica.

"Esta é a nossa última oportunidade de nos desligarmos da máquina de Bruxelas não democrática (...) é hora de a aproveitar", publica o diário, propriedade do magnata da imprensa Rubert Murdoch.

'The Sun', o jornal mais lido no país, sobretudo entre a classe trabalhadora, é o primeiro diário nacional britânico a pronunciar-se abertamente a favor da saída da UE.

No editorial, intitulado "BeLeave Britan" (um jogo de palavras com que pede a saída e para acreditar no Reino Unido), o tabloide afirma que em 43 anos da participação britânica na UE, o bloco europeu demonstrou ser "ganancioso, intimidatório e impressionantemente incompetente numa crise".

"A 23 de junho, na urna, podemos corrigir este grande e histórico erro. É a nossa última oportunidade. Porque, sem dúvida, o nosso esforço parece mais desolador se nós ficarmos", sublinha o artigo, cujo título leva as cores da Union Jack (a bandeira britânica).

Ao mesmo tempo, o tabloide acusa os que apoiam a permanência na UE de levar a cabo uma campanha "feia" e "cínica" que está "abaixo" da "dignidade do Reino Unido".

"The Sun" assegura que fora da UE, o Reino Unido será mais rico, mais seguro e livre de traçar o seu próprio destino, enquanto dentro da União pode ver-se engolido num Estado federal em expansão de domínio alemão.

O editorial sai num momento em que se intensifica a campanha para o histórico referendo do dia 23, quando os britânicos deverão responder à pergunta: "Deve o Reino Unido continuar como membro da União Europeia ou deixar a UE?".

  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.