sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

The Sun pede aos britânicos para se livrarem da "ditatorial Bruxelas"

O influente jornal "The Sun" pede hoje aos leitores que votem a favor da saída do Reino Unido da União Europeia (EU) no referendo do dia 23, para se livrarem do que chama uma "Bruxelas ditatorial"

The sun

Num editorial que ocupa a primeira página, o jornal sensacionalista adverte que a permanência na UE será prejudicial para o país, pelo aumento da imigração, em detrimento dos salários e do "modo de vida" da população britânica.

"Esta é a nossa última oportunidade de nos desligarmos da máquina de Bruxelas não democrática (...) é hora de a aproveitar", publica o diário, propriedade do magnata da imprensa Rubert Murdoch.

'The Sun', o jornal mais lido no país, sobretudo entre a classe trabalhadora, é o primeiro diário nacional britânico a pronunciar-se abertamente a favor da saída da UE.

No editorial, intitulado "BeLeave Britan" (um jogo de palavras com que pede a saída e para acreditar no Reino Unido), o tabloide afirma que em 43 anos da participação britânica na UE, o bloco europeu demonstrou ser "ganancioso, intimidatório e impressionantemente incompetente numa crise".

"A 23 de junho, na urna, podemos corrigir este grande e histórico erro. É a nossa última oportunidade. Porque, sem dúvida, o nosso esforço parece mais desolador se nós ficarmos", sublinha o artigo, cujo título leva as cores da Union Jack (a bandeira britânica).

Ao mesmo tempo, o tabloide acusa os que apoiam a permanência na UE de levar a cabo uma campanha "feia" e "cínica" que está "abaixo" da "dignidade do Reino Unido".

"The Sun" assegura que fora da UE, o Reino Unido será mais rico, mais seguro e livre de traçar o seu próprio destino, enquanto dentro da União pode ver-se engolido num Estado federal em expansão de domínio alemão.

O editorial sai num momento em que se intensifica a campanha para o histórico referendo do dia 23, quando os britânicos deverão responder à pergunta: "Deve o Reino Unido continuar como membro da União Europeia ou deixar a UE?".

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.