sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

The Sun pede aos britânicos para se livrarem da "ditatorial Bruxelas"

O influente jornal "The Sun" pede hoje aos leitores que votem a favor da saída do Reino Unido da União Europeia (EU) no referendo do dia 23, para se livrarem do que chama uma "Bruxelas ditatorial"

The sun

Num editorial que ocupa a primeira página, o jornal sensacionalista adverte que a permanência na UE será prejudicial para o país, pelo aumento da imigração, em detrimento dos salários e do "modo de vida" da população britânica.

"Esta é a nossa última oportunidade de nos desligarmos da máquina de Bruxelas não democrática (...) é hora de a aproveitar", publica o diário, propriedade do magnata da imprensa Rubert Murdoch.

'The Sun', o jornal mais lido no país, sobretudo entre a classe trabalhadora, é o primeiro diário nacional britânico a pronunciar-se abertamente a favor da saída da UE.

No editorial, intitulado "BeLeave Britan" (um jogo de palavras com que pede a saída e para acreditar no Reino Unido), o tabloide afirma que em 43 anos da participação britânica na UE, o bloco europeu demonstrou ser "ganancioso, intimidatório e impressionantemente incompetente numa crise".

"A 23 de junho, na urna, podemos corrigir este grande e histórico erro. É a nossa última oportunidade. Porque, sem dúvida, o nosso esforço parece mais desolador se nós ficarmos", sublinha o artigo, cujo título leva as cores da Union Jack (a bandeira britânica).

Ao mesmo tempo, o tabloide acusa os que apoiam a permanência na UE de levar a cabo uma campanha "feia" e "cínica" que está "abaixo" da "dignidade do Reino Unido".

"The Sun" assegura que fora da UE, o Reino Unido será mais rico, mais seguro e livre de traçar o seu próprio destino, enquanto dentro da União pode ver-se engolido num Estado federal em expansão de domínio alemão.

O editorial sai num momento em que se intensifica a campanha para o histórico referendo do dia 23, quando os britânicos deverão responder à pergunta: "Deve o Reino Unido continuar como membro da União Europeia ou deixar a UE?".

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália, divulgaram os média locais citando as equipas de socorro. As autoridades italianas admitem a existência de cerca de 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..