sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Frota de pesca sobe o Tamisa em protesto contra política de pescas da UE

Uma frota pesqueira subiu hoje o rio Tamisa, num protesto encabeçado pelo líder do UK Independence Party (UKIP), Nigel Farage, contra a política de pescas da União Europeia, antes do referendo sobre o Brexit.

© Stefan Wermuth / Reuters

As cerca de 30 embarcações passaram a Tower Bridge, fazendo soar as suas sirenes de nevoeiro e exibindo cartazes anti-União Europeia (UE).

O protesto sofreu uma reviravolta bizarra quando o músico de rock pró-UE Bob Geldof se aproximou numa embarcação, gritando "Nigel, és uma fraude" ao megafone, e foi afastado à mangueirada por outra embarcação pró-Brexit.

Os pescadores decidiram protestar depois de o Governo do primeiro-ministro, David Cameron, ter avisado de que sair da União Europeia no referendo de 23 de junho provocaria uma tal turbulência económica que rapidamente se seguiriam aumentos de impostos e cortes na despesa.

Quando a campanha se aproxima da reta final, uma sondagem da ComRes mostra um empate técnico, com o lado pró-UE a obter 46% e o pró-Brexit com 45%.

Este cenário contrasta com o resultado da mesma empresa de estudos de opinião obtido apenas há um mês, em que o lado favorável à permanência do Reino Unido na UE estava na dianteira por uma margem de 11 pontos percentuais.

A página na Internet WhatUKThink, que faz uma média das seis últimas sondagens realizadas, atribuiu ao "Sair" 52% contra 48% para o "Ficar".

Lusa

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Costa desafia PSD para pacto depois das autárquicas
    1:14
  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22