sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Frota de pesca sobe o Tamisa em protesto contra política de pescas da UE

Uma frota pesqueira subiu hoje o rio Tamisa, num protesto encabeçado pelo líder do UK Independence Party (UKIP), Nigel Farage, contra a política de pescas da União Europeia, antes do referendo sobre o Brexit.

© Stefan Wermuth / Reuters

As cerca de 30 embarcações passaram a Tower Bridge, fazendo soar as suas sirenes de nevoeiro e exibindo cartazes anti-União Europeia (UE).

O protesto sofreu uma reviravolta bizarra quando o músico de rock pró-UE Bob Geldof se aproximou numa embarcação, gritando "Nigel, és uma fraude" ao megafone, e foi afastado à mangueirada por outra embarcação pró-Brexit.

Os pescadores decidiram protestar depois de o Governo do primeiro-ministro, David Cameron, ter avisado de que sair da União Europeia no referendo de 23 de junho provocaria uma tal turbulência económica que rapidamente se seguiriam aumentos de impostos e cortes na despesa.

Quando a campanha se aproxima da reta final, uma sondagem da ComRes mostra um empate técnico, com o lado pró-UE a obter 46% e o pró-Brexit com 45%.

Este cenário contrasta com o resultado da mesma empresa de estudos de opinião obtido apenas há um mês, em que o lado favorável à permanência do Reino Unido na UE estava na dianteira por uma margem de 11 pontos percentuais.

A página na Internet WhatUKThink, que faz uma média das seis últimas sondagens realizadas, atribuiu ao "Sair" 52% contra 48% para o "Ficar".

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51