sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

FMI prevê "incerteza e volatilidade" em caso de saída do Reino Unido da UE

Uma saída do Reino Unido da União Europeia (UE) pode provocar "incerteza" e "volatilidade" e levar a um abrandamento do crescimento económico, advertiu hoje o Fundo Monetário Internacional (FMI), a uma semana do referendo britânico.

© Stefan Wermuth / Reuters

"Um voto pela saída da UE abriria caminho a um longo período de grande incerteza, volatilidade nos mercados financeiros e um crescimento mais lento, ao mesmo tempo que o Reino Unido teria de negociar uma nova relação com a UE", afirmou o porta-voz do FMI, Gerry Rice, em conferência de imprensa.

Duas novas sondagens publicadas hoje dão a vitória à campanha pela saída do Reino Unido da UE ('Brexit'), quando falta uma semana para o referendo de 23 de junho.

Segundo Rice, o FMI não quer "soar o alarme", mas apenas "fazer o seu trabalho (...) de forma neutra e imparcial".


Lusa

  • Novas sondagens dão vitória ao Brexit

    Brexit

    A oito dias do referendo, três novas sondagens deram vitória ao Brexit em Inglaterra. A sondagem mensal Ipsos-Mori revelou que 53% dos inquiridos tenciona votar pela saída do país da União Europeia, enquanto os restantes 47% preferem ficar. Daqueles que tencionam votar no Brexit, grande parte pensa estar numa situação melhor dentro de cinco anos, com a saída da União Europeia.

  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.