sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Governo português condena "brutal assassinato" da deputada Jo Cox

O ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva condenou hoje em declarações à Lusa, em nome do Governo, o "brutal assassinato" da deputada britânica Jo Cox, e referiu-se a "um dia muito triste" para Portugal.

ETIENNE LAURENT/POOL

"Queria lamentar em nome do Governo e em meu próprio nome o brutal assassinato da deputada inglesa Jo Cox e acrescentar a solidariedade ao parlamento britânico e ao povo britânico e também ao Partido Trabalhista de que era membro", referiu numa declaração por telefone.

"É um incidente absolutamente lamentável e condenável, visto que o debate político democrático é um debate pacífico por natureza e a senhora deputada estava a cumprir não só o direto como o dever de defender as suas ideais e informar os seus constituintes", acrescentou.

"É um dia muito triste também para Portugal, que é um país amigo e aliado do Reino Unido há muitos séculos", frisou ainda o chefe da diplomacia portuguesa.

Numa referência à decisão do Governo britânico em colocar a bandeira nacional a meia haste em todos os ministérios, e ao anúncio da suspensão total da campanha sobre o 'Brexit' no dia de hoje, Augusto Santos Silva considerou as medidas "absolutamente compreensíveis".

E acrescentou: "É uma prática que só honra ambas as campanhas, suspender as suas atividades nestas condições tão dramáticas. Mas a deputada que caiu hoje é uma deputada que enobrece a tradição parlamentar britânica e isso torna ainda mais condenável o brutal ataque de que foi vítima".

A deputada trabalhista britânica Jo Cox, 41 anos, não resistiu aos ferimentos após ter sido hoje atingida a tiro e apunhalada em plena rua na cidade de Birstall, norte de Inglaterra, por um homem de 52 anos que foi detido.

A morte de Cox motivou a suspensão de todos os atos de campanha que estavam previstos para hoje, enquanto o primeiro-ministro conservador David Cameron anulou a sua participação num comício em Gibraltar para defender a opção da permanência e evitar o designado 'Brexit'.

Lusa

  • Campanha suspensa depois de deputada britânica baleada
    2:05

    Brexit

    Jo Cox, 41 anos, foi hoje baleada em Birstall, no norte de Inglaterra. Foi internada no Hospital de Leeds onde acabou por morrer. A deputada era uma das vozes pró-Europa e também atenta à questão dos migrantes. A campanha do referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia foi suspensa.

  • Cameron lamenta a morte de Jo Cox e cancela viagem
    1:50

    Brexit

    Após a notícia da morte de Jo Cox, as reações chegaram a todo lado e invadiram as redes sociais. David Cameron lamentou a morte de Jo Cox através do Twitter, e antes já tinha cancelado a viagem a Gibraltar, ao saber do ataque à deputada. O primeiro-ministro britânico recordou ainda Cox como uma mulher corajosa. O líder trabalhista Jeremy Corbyn falou num partido emocionado com a perda. Já Alexis Tsipras escreveu que o ódio e os nacionalismos são inimigos comuns à Europa.

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Madonna despede-se: "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso!

    Cultura

    "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso! Mal posso esperar para voltar um dia e descobrir todos os teus segredos." Foi com estas palavras que Madonna se terá despedido esta sexta-feira de Portugal. Juntamente com a mensagem, a cantora publicou ainda uma fotografia no Estádio do Benfica.

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.