sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Libra valoriza perante expetativa de Reino Unido ficar na UE

A libra subiu hoje face ao dólar e ao iene, ao mesmo tempo que nas casas de apostas 'vence' a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE), apesar de sondagens revelarem uma votação renhida no referendo britânico.

© Toby Melville / Reuters

A valorização da libra surge depois de o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e a líder da Reserva Federal dos Estados Unidos, Janet Yellen, terem alertado para os riscos de uma saída do Reino Unido para os mercados globais.

Juncker disse que abandonar a UE pode ser um "ato de automutilação" que pode colocar em perigo tudo o que os europeus conquistaram.

Também Yellen, dirigindo-se aos deputados norte-americanos, alertou para os perigos de uma saída, dizendo ser provável que tenha repercussões nos já frágeis mercados globais.

Mario Draghi, do Banco Central Europeu, disse estar a preparar-se para "todas as possíveis contingências".

A libra avançou hoje para 1,4687 dólares na Ásia, de 1,4628 em Nova Iorque, onde chegou a atingir o valor máximo de cinco meses de 1,4783 dólares.

Os britânicos votam na quinta-feira, em referendo, a permanência na UE.

Lusa

  • Libra cai com aproximação do referendo

    Brexit

    A libra desvalorizou hoje nos mercados asiáticos a poucos dias do referendo que vai decidir sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia e após ter registado os maiores ganhos em 24 horas desde a crise financeira de 2008.

  • Jovens podem ter voto decisivo na permanência do Reino Unido na UE
    2:43

    Brexit

    Os jovens britânicos podem ter um peso determinante na decisão da permanência do Reino Unido na União Europeia. Normalmente a política não os seduz, mas olham para o referendo como um momento crucial para o seu futuro. Os jovens britânicos consideram que a campanha foi tóxica, extremista e pouco esclarecedora. O emprego na Europa e os fundos para a investigação e a ciência são os argumentos que seduzem os jovens. A reportagem é dos enviados da SIC a Londres.

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • Bastidores do sambódromo: um espétaculo à parte
    3:22
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.