sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Libra valoriza perante expetativa de Reino Unido ficar na UE

A libra subiu hoje face ao dólar e ao iene, ao mesmo tempo que nas casas de apostas 'vence' a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE), apesar de sondagens revelarem uma votação renhida no referendo britânico.

© Toby Melville / Reuters

A valorização da libra surge depois de o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e a líder da Reserva Federal dos Estados Unidos, Janet Yellen, terem alertado para os riscos de uma saída do Reino Unido para os mercados globais.

Juncker disse que abandonar a UE pode ser um "ato de automutilação" que pode colocar em perigo tudo o que os europeus conquistaram.

Também Yellen, dirigindo-se aos deputados norte-americanos, alertou para os perigos de uma saída, dizendo ser provável que tenha repercussões nos já frágeis mercados globais.

Mario Draghi, do Banco Central Europeu, disse estar a preparar-se para "todas as possíveis contingências".

A libra avançou hoje para 1,4687 dólares na Ásia, de 1,4628 em Nova Iorque, onde chegou a atingir o valor máximo de cinco meses de 1,4783 dólares.

Os britânicos votam na quinta-feira, em referendo, a permanência na UE.

Lusa

  • Libra cai com aproximação do referendo

    Brexit

    A libra desvalorizou hoje nos mercados asiáticos a poucos dias do referendo que vai decidir sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia e após ter registado os maiores ganhos em 24 horas desde a crise financeira de 2008.

  • Jovens podem ter voto decisivo na permanência do Reino Unido na UE
    2:43

    Brexit

    Os jovens britânicos podem ter um peso determinante na decisão da permanência do Reino Unido na União Europeia. Normalmente a política não os seduz, mas olham para o referendo como um momento crucial para o seu futuro. Os jovens britânicos consideram que a campanha foi tóxica, extremista e pouco esclarecedora. O emprego na Europa e os fundos para a investigação e a ciência são os argumentos que seduzem os jovens. A reportagem é dos enviados da SIC a Londres.

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22