sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Libra valoriza perante expetativa de Reino Unido ficar na UE

A libra subiu hoje face ao dólar e ao iene, ao mesmo tempo que nas casas de apostas 'vence' a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE), apesar de sondagens revelarem uma votação renhida no referendo britânico.

© Toby Melville / Reuters

A valorização da libra surge depois de o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e a líder da Reserva Federal dos Estados Unidos, Janet Yellen, terem alertado para os riscos de uma saída do Reino Unido para os mercados globais.

Juncker disse que abandonar a UE pode ser um "ato de automutilação" que pode colocar em perigo tudo o que os europeus conquistaram.

Também Yellen, dirigindo-se aos deputados norte-americanos, alertou para os perigos de uma saída, dizendo ser provável que tenha repercussões nos já frágeis mercados globais.

Mario Draghi, do Banco Central Europeu, disse estar a preparar-se para "todas as possíveis contingências".

A libra avançou hoje para 1,4687 dólares na Ásia, de 1,4628 em Nova Iorque, onde chegou a atingir o valor máximo de cinco meses de 1,4783 dólares.

Os britânicos votam na quinta-feira, em referendo, a permanência na UE.

Lusa

  • Libra cai com aproximação do referendo

    Brexit

    A libra desvalorizou hoje nos mercados asiáticos a poucos dias do referendo que vai decidir sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia e após ter registado os maiores ganhos em 24 horas desde a crise financeira de 2008.

  • Jovens podem ter voto decisivo na permanência do Reino Unido na UE
    2:43

    Brexit

    Os jovens britânicos podem ter um peso determinante na decisão da permanência do Reino Unido na União Europeia. Normalmente a política não os seduz, mas olham para o referendo como um momento crucial para o seu futuro. Os jovens britânicos consideram que a campanha foi tóxica, extremista e pouco esclarecedora. O emprego na Europa e os fundos para a investigação e a ciência são os argumentos que seduzem os jovens. A reportagem é dos enviados da SIC a Londres.

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos oito jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • Rui Rio alerta que violações do segredo de justiça ameaçam democracia
    2:16

    País

    Rui Rio diz que não pede demissões "a cada esquina" e prefere aguardar pelas respostas do ministro Adjunto Siza Vieira, sobre o alegado conflito de interesses com os acionistas chineses da EDP. O líder do PSD esteve esta terça-feira reunido com a direção nacional da Polícia Judiciária, onde defendeu que a violação do segredo de justiça é insustentável e ameaça o regime democrático.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47