sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Paris alerta que se Reino Unido sair da UE acaba-se o acesso ao mercado comum

O porta-voz do Governo francês, Stéphane Le Foll, disse hoje que, se os britânicos votarem pela saída da União Europeia, acabam-se as ajudas agrícolas e o acesso ao mercado único para o Reino Unido.

© Jon Nazca / Reuters

Le Foll, numa entrevista transmitida hoje pela estação de rádio France Info manifestou-se contra as "posições populistas" que defendem a saída do Reino Unido da União Europeia ('brexit'), referindo-se diretamente ao antigo presidente da Câmara de Londres, o conservador Boris Johnson, que centram o debate na imigração, evitando debater qualquer outro assunto.

"Se a Grã-Bretanha sair da União Europeia não haverá ajudas europeias para os agricultores britânicos. Acaba-se o acesso ao mercado único", afirmou o porta-voz do executivo de Paris.

Especificamente sobre estes aspetos, Le Foll recordou que a Suíça e a Noruega , que não pertencem à União Europeia, têm acesso ao mercado único porque negociaram um acordo especial que estabelece o que têm de pagar.

"Se a Grã-Bretanha quer pagar, terá que passar por uma negociação enquadrada em acordos comerciais e há impostos que não são negociáveis", sublinhou.

O referendo no Reino Unido - sobre a permanência ou saída da União Europeia - vai realizar-se na quinta-feira.

Lusa

  • Acusações dominam último debate sobre o referendo no Reino Unido

    Brexit

    Realizou-se, esta noite, o último debate televisivo da campanha do Brexit no Reino Unido. Frente a frente, na arena de Wembley, o antigo e o atual mayor de Londres, Boris Johnson, e Sadiq Khan, trocaram argumentos contra e a favor da permanência na União Europeia. No painel, participaram ainda a ministra da Energia e a líder dos trabalhistas da Escócia. Foi um debate muito aceso com acusações de ambos os lados de que o outro mente sobre a realidade dos temas que estão em discussão: a imigração e a economia principalmente. Perante uma audiência de seis mil pessoas, este foi o maior debate da campanha do referendo no Reino Unido.

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38

    País

    A SIC tem estado a acompanhar a viagem de um navio-patrulha da Marinha Portuguesa, que está em missão de fiscalização junto à Terra Nova, no Canadá. Nos últimos dias, o navio cruzou-se com embarcações de Vila do Conde, um encontro inesperado e feliz para quem anda há mais de um mês em alto mar. 

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22