sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Líder populista britânico pede que hoje seja o "Dia da Independência"

O líder do eurocético Partido da Independência do Reino Unido (UKIP), Nigel Farage, divulgou um vídeo em que pede que hoje, dia do referendo sobre a permanência ou não do país na União Europeia, seja o "Dia da Independência".

© Dylan Martinez / Reuters

No vídeo, divulgado na conta de Farage no Twitter, o político afirma ter acabado de votar "no referendo da independência" e apela aos eleitores para que "votem com o coração e com a alma".

"Façam de 23 de junho o nosso dia da independência, um dia de que nos possamos orgulhar para sempre", afirma.

O vídeo, de 19 segundos, segue-se a um outro mais longo divulgado por Farage na quarta-feira, no qual afirma que o Reino Unido é um "país corajoso e com uma história rica" e que aqueles que pensam que os feitos britânicos "são coisas do passado" estão "enganados" e "acreditam que é melhor outros tomarem decisões" pelos britânicos.

"Somos suficientemente importantes para podermos estar sozinhos e ser protagonistas mundiais. E também suficientemente corajosos para tomarmos as nossas decisões", disse.

Com Lusa

  • Hoje é o Dia B no Reino Unido

    Brexit

    Os britânicos decidem hoje se o Reino Unido continua como membro da União Europeia ou sai, num referendo que se espera participado e disputado e que ameaça turbulência económica e política em caso de Brexit. As urnas para o referendo abriram às 7:00 e encerram às 22:00.

  • Emigrantes portugueses preocupados com referendo no Reino Unido
    2:18

    Brexit

    Todos os anos, uma média de 30 mil portugueses emigra para o Reino Unido, principal destino da emigração lusa. Mas no ar paira agora ameaça de uma eventual saída da União Europeia. O discurso anti-emigração da campanha criou apreensão entre a comunidade portuguesa sobretudo entre os mais jovens.

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.