sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Líder populista britânico pede que hoje seja o "Dia da Independência"

O líder do eurocético Partido da Independência do Reino Unido (UKIP), Nigel Farage, divulgou um vídeo em que pede que hoje, dia do referendo sobre a permanência ou não do país na União Europeia, seja o "Dia da Independência".

© Dylan Martinez / Reuters

No vídeo, divulgado na conta de Farage no Twitter, o político afirma ter acabado de votar "no referendo da independência" e apela aos eleitores para que "votem com o coração e com a alma".

"Façam de 23 de junho o nosso dia da independência, um dia de que nos possamos orgulhar para sempre", afirma.

O vídeo, de 19 segundos, segue-se a um outro mais longo divulgado por Farage na quarta-feira, no qual afirma que o Reino Unido é um "país corajoso e com uma história rica" e que aqueles que pensam que os feitos britânicos "são coisas do passado" estão "enganados" e "acreditam que é melhor outros tomarem decisões" pelos britânicos.

"Somos suficientemente importantes para podermos estar sozinhos e ser protagonistas mundiais. E também suficientemente corajosos para tomarmos as nossas decisões", disse.

Com Lusa

  • Hoje é o Dia B no Reino Unido

    Brexit

    Os britânicos decidem hoje se o Reino Unido continua como membro da União Europeia ou sai, num referendo que se espera participado e disputado e que ameaça turbulência económica e política em caso de Brexit. As urnas para o referendo abriram às 7:00 e encerram às 22:00.

  • Emigrantes portugueses preocupados com referendo no Reino Unido
    2:18

    Brexit

    Todos os anos, uma média de 30 mil portugueses emigra para o Reino Unido, principal destino da emigração lusa. Mas no ar paira agora ameaça de uma eventual saída da União Europeia. O discurso anti-emigração da campanha criou apreensão entre a comunidade portuguesa sobretudo entre os mais jovens.

  • "Fiquei absolutamente perplexo com a escolha de Elina Fraga"
    0:43

    País

    Rogério Alves diz que ficou perplexo com a escolha de Elina Fraga para a vice-presidência do PSD. Em declarações à TSF e Diário de Notícias, o antigo bastonário da Ordem dos Advogados lembra as divergências com o governo de Passos Coelho, sobretudo em matérias de justiça.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07