sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Líder populista britânico pede que hoje seja o "Dia da Independência"

O líder do eurocético Partido da Independência do Reino Unido (UKIP), Nigel Farage, divulgou um vídeo em que pede que hoje, dia do referendo sobre a permanência ou não do país na União Europeia, seja o "Dia da Independência".

© Dylan Martinez / Reuters

No vídeo, divulgado na conta de Farage no Twitter, o político afirma ter acabado de votar "no referendo da independência" e apela aos eleitores para que "votem com o coração e com a alma".

"Façam de 23 de junho o nosso dia da independência, um dia de que nos possamos orgulhar para sempre", afirma.

O vídeo, de 19 segundos, segue-se a um outro mais longo divulgado por Farage na quarta-feira, no qual afirma que o Reino Unido é um "país corajoso e com uma história rica" e que aqueles que pensam que os feitos britânicos "são coisas do passado" estão "enganados" e "acreditam que é melhor outros tomarem decisões" pelos britânicos.

"Somos suficientemente importantes para podermos estar sozinhos e ser protagonistas mundiais. E também suficientemente corajosos para tomarmos as nossas decisões", disse.

Com Lusa

  • Hoje é o Dia B no Reino Unido

    Brexit

    Os britânicos decidem hoje se o Reino Unido continua como membro da União Europeia ou sai, num referendo que se espera participado e disputado e que ameaça turbulência económica e política em caso de Brexit. As urnas para o referendo abriram às 7:00 e encerram às 22:00.

  • Emigrantes portugueses preocupados com referendo no Reino Unido
    2:18

    Brexit

    Todos os anos, uma média de 30 mil portugueses emigra para o Reino Unido, principal destino da emigração lusa. Mas no ar paira agora ameaça de uma eventual saída da União Europeia. O discurso anti-emigração da campanha criou apreensão entre a comunidade portuguesa sobretudo entre os mais jovens.

  • Hoje, o Primeiro Jornal esteve em Leiria
    1:13
  • Nova tecnologia provoca a queda de drones
    1:39

    País

    Um dia depois da divulgação das medidas de identificação e da obrigatoriedade de seguro para os drones, sabe-se agora que vem aí uma tecnologia para a deteção de drones e respetivos operadores, com capacidade para neutralizar os aparelhos. O início dos testes está previsto para o final do mês, na altura em que a nova legislação será publicada. 

  • "Estamos a perder tempo adiando a descentralização"
    1:29
  • Fãs choram morte de Chester Bennington
    2:12
  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Alunos de medicina fazem rastreios porta-a-porta em Belmonte
    2:18

    País

    Cerca de 60 estudantes de vários pontos do país estão em Belmonte, onde vão realizar várias atividades ligadas à saúde durante quatro dias. A SIC acompanhou esta sexta-feira o trabalho na aldeia de Colmeal da Torre. Os alunos fazem rastreios à glicemia, medição da tensão arterial e avaliação da percentagem de gordura corporal; e o objetivo é sensibilizar a população para a importância de hábitos e estilos de vida saudáveis.