sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Líder trabalhista Jeremy Corbyn já votou no referendo

O líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, votou hoje no referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia numa secção de voto no bairro do norte de Londres onde reside.

© Stefan Wermuth / Reuters

Corbyn, partidário do Permanecer (Remain), mostrou-se bem-disposto perante os jornalistas que o aguardavam junto da escola primária de Pakeman, na circunscrição londrina de Islington.

"Estou extremamente confiante", disse.

Nos dias anteriores ao referendo, Jeremy Corbyn reforçou a mensagem de apoio à permanência na UE, embora ao longo dos últimos meses tenha sido criticado por se envolver pouco na campanha.

Entre os argumentos que utilizou no último debate televisivo, na terça-feira, o líder trabalhista afirmou que uma eventual vitória do Brexit (a saída do país da UE) conduziria a graves problemas económicos e atentaria contra os direitos laborais e sociais dos britânicos.

O apoio do Partido Trabalhista à permanência do Reino Unido na UE é visto por analistas como decisivo para uma vitória do Remain, dada a profunda divisão no Partido Conservador do primeiro-ministro David Cameron entre a ala mais eurocética e os partidários da permanência.


Lusa

  • Britânicos conscientes do momento histórico
    1:59

    Brexit

    Este é o segundo referendo à permanência do Reino Unido na comunidade europeia mas, desta vez, o resultado é mais incerto. A enviada da SIC a Londres, Cândida Pinto, diz que os britânicos estão conscientes da importância do momento.

  • Hoje é o Dia B no Reino Unido

    Brexit

    Os britânicos decidem hoje se o Reino Unido continua como membro da União Europeia ou sai, num referendo que se espera participado e disputado e que ameaça turbulência económica e política em caso de Brexit. As urnas para o referendo abriram às 7:00 e encerram às 22:00.

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Aplicação WhatsApp acusada de permitir conversas secretas entre terroristas
    1:45
  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".