sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

BCE acompanha de perto mercados financeiros e está pronto para fornecer liquidez

O Banco Central Europeu (BCE) afirmou hoje que está a acompanhar de perto os mercados financeiros e que está pronto para fornecer liquidez adicional se necessário em euros e em divisas estrangeiras na sequência do Brexit.

Num comunicado, o BCE sublinha que está a seguir de perto os mercados financeiros e que se mantém em contacto com outros bancos centrais.

Tendo em conta a realização do referendo no Reino Unido na quinta-feira, o BCE preparou-se para estas contingências em contacto direto com outros bancos que supervisiona e considera que o sistema bancário da zona euro é resiliente em termos de capital e liquidez.

O BCE referiu ainda que continuará a assumir as suas responsabilidades para assegurar a estabilidade dos preços e a estabilidade financeira da zona euro.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia, depois de o Brexit ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a intenção de se demitir em outubro, na sequência deste resultado,

As principais bolsas europeias seguem hoje em forte queda, com as perdas a oscilarem, cerca das 10:00, entre os 5% e quase 11%. Londres, que abriu esta manhã a perder 8,0%, atenuava as perdas e seguia a deslizar 5,20% para 6.006,53 pontos.


Lusa

  • "Fiquei absolutamente perplexo com a escolha de Elina Fraga"
    0:43

    País

    Rogério Alves diz que ficou perplexo com a escolha de Elina Fraga para a vice-presidência do PSD. Em declarações à TSF e Diário de Notícias, o antigo bastonário da Ordem dos Advogados lembra as divergências com o governo de Passos Coelho, sobretudo em matérias de justiça.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07