sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

BCE acompanha de perto mercados financeiros e está pronto para fornecer liquidez

O Banco Central Europeu (BCE) afirmou hoje que está a acompanhar de perto os mercados financeiros e que está pronto para fornecer liquidez adicional se necessário em euros e em divisas estrangeiras na sequência do Brexit.

(REUTERS/ ARQUIVO)

Num comunicado, o BCE sublinha que está a seguir de perto os mercados financeiros e que se mantém em contacto com outros bancos centrais.

Tendo em conta a realização do referendo no Reino Unido na quinta-feira, o BCE preparou-se para estas contingências em contacto direto com outros bancos que supervisiona e considera que o sistema bancário da zona euro é resiliente em termos de capital e liquidez.

O BCE referiu ainda que continuará a assumir as suas responsabilidades para assegurar a estabilidade dos preços e a estabilidade financeira da zona euro.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia, depois de o Brexit ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a intenção de se demitir em outubro, na sequência deste resultado,

As principais bolsas europeias seguem hoje em forte queda, com as perdas a oscilarem, cerca das 10:00, entre os 5% e quase 11%. Londres, que abriu esta manhã a perder 8,0%, atenuava as perdas e seguia a deslizar 5,20% para 6.006,53 pontos.


Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.