sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

BCE acompanha de perto mercados financeiros e está pronto para fornecer liquidez

O Banco Central Europeu (BCE) afirmou hoje que está a acompanhar de perto os mercados financeiros e que está pronto para fornecer liquidez adicional se necessário em euros e em divisas estrangeiras na sequência do Brexit.

(REUTERS/ ARQUIVO)

Num comunicado, o BCE sublinha que está a seguir de perto os mercados financeiros e que se mantém em contacto com outros bancos centrais.

Tendo em conta a realização do referendo no Reino Unido na quinta-feira, o BCE preparou-se para estas contingências em contacto direto com outros bancos que supervisiona e considera que o sistema bancário da zona euro é resiliente em termos de capital e liquidez.

O BCE referiu ainda que continuará a assumir as suas responsabilidades para assegurar a estabilidade dos preços e a estabilidade financeira da zona euro.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia, depois de o Brexit ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a intenção de se demitir em outubro, na sequência deste resultado,

As principais bolsas europeias seguem hoje em forte queda, com as perdas a oscilarem, cerca das 10:00, entre os 5% e quase 11%. Londres, que abriu esta manhã a perder 8,0%, atenuava as perdas e seguia a deslizar 5,20% para 6.006,53 pontos.


Lusa

  • Presidente do Conselho Europeu admite divergências com Trump

    Mundo

    O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, admitiu hoje que a reunião mantida em Bruxelas com o presidente norte-americano, Donald Trump, permitiu constatar pontos de concordância em várias áreas, mas também de discordância noutras, como clima, comércio e Rússia."

  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Mexicana vence ultramaratona a correr de sandálias e de saia

    Desporto

    Uma mexicana venceu uma ultramaratona de 50 quilómetros a correr de saia e sandálias de borracha. María Lorena Ramírez, de 22 anos, não é atleta profissional, nem recebeu treino específico para a Ultra Trail Cerro Rojo, prova que venceu, mas pertence à tribo Tarahumara, com uma longa e invulgar tradição de excelentes corredores.

    SIC

  • Marcelo diz que a Europa precisa de paixão
    2:36
  • Protestos e violência no Rio de Janeiro
    1:08