sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

E agora, como vai ser?

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair da UE, depois de o 'Brexit' ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a sua demissão com efeitos em outubro. E agora, como vai ser? Fica aqui as perguntas e respostas sobre o impacto do referendo no Reino Unido.

© Reinhard Krause / Reuters

+++ Quando sai o Reino Unido da União Europeia? +++

A saída não será imediata. Segundo o Tratado de Lisboa, prevê-se, no artigo 50.º, um prazo de dois anos para a negociação da saída de um Estado-membro do bloco europeu.

Os presidentes das instituições europeias (Comissão, Conselho, Parlamento Europeu e da presidência rotativa da UE) defenderam já um 'divórcio' o mais rapidamente possível, "por muito doloroso que seja o processo".

+++ Como será a relação do Reino Unido com a UE? +++

Mais uma vez depende das negociações que vão iniciar-se em breve. Mas após esses dois anos de negociações sobre as modalidades da saída, segundo o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, será necessário "negociar as relações entre o Reino Unido e a UE a partir do zero".

"Tudo tem de ser revisto e renegociado" e não apenas internamente, mas também na perspetiva dos acordos vigentes entre o Reino Unido e o resto do mundo, "pois todos os acordos comerciais internacionais (pelo menos 52) foram concluídos em nome da Europa", segundo Juncker.

+++ Quantos portugueses vivem no Reino Unido? +++

De acordo com as autoridades portuguesas, vivem no Reino Unido meio milhão de portugueses.

+++ Vai ser necessário usar o passaporte de cidadão da UE para voltar ao Reino Unido? +++

Para já, não. Pelo menos durante este período de negociação entre Londres e Bruxelas. Depois, dependerá das negociações entre o Reino Unido e a União. Poderá haver também mudanças relativamente às autorizações de residência e de trabalho. Afinal, um dos temas centrais da campanha foi a imigração, incluindo de países europeus com maiores problemas económicos -- há cerca de três milhões de cidadãos europeus a viver no Reino Unido, de acordo com um estudo de uma organização não-governamental britânica.

+++ As viagens para o Reino Unido vão ser mais difíceis? +++

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (The World Travel & Tourism Council), entidade vocacionada para viagens de executivos, garantiu hoje que, no curto prazo, não haverá alterações aos procedimentos de entrada no país, a partir dos países da UE.

+++ Os emigrantes portugueses terão mais dificuldades em viver no Reino Unido? +++

A curto-prazo, um grande número de economistas e instituições internacionais previu um período de instabilidade económica e até recessão na eventualidade de "Brexit", logo é possível que os portugueses sintam o impacto de menor crescimento económico ou desemprego.

A médio e longo prazo, poderá ser mais difícil ter acesso a estatuto de residente ou vistos de trabalho e a apoios sociais como subsídio de desemprego. Mas isto vai depender do resultado das negociações com a União Europeia.

Lusa

  • Moody's corta perspetiva de dívida do Reino Unido

    Brexit

    A Moody's cortou esta sexta-feira a perspetiva da nota da dívida de longo prazo do Reino Unido. Na sequência do Brexit, a agência financeira justificou a decisão de baixar de "estável" para "negativa" a avaliação da economia britânica com um "período prolongado de incerteza" que vai ter "implicações negativas no crescimento a médio prazo". Já quanto à perspetiva da dívida da União Europeia, a Moody's manteve a perspetiva em "estável".

  • Augusto Santos Silva diz que a situação do Reino Unido é "preocupante"
    11:58

    Brexit

    Depois da decisão dos britânicos em abandonar a União Europeia as reações multiplicam-se. O ministro dos Negócios Estrangeiros esteve na Edição da Noite da SIC Notícias e confessa que a situação do reino Unido é "preocupante". Augusto Santos Silva disse ainda que a reunião onde serão tomadas as decisões é a da próxima semana e não a deste sábado, onde estarão presentes apenas os países dos fundadores.

  • Marcelo e Costa pedem uma resposta rápida da UE em relação ao Brexit
    3:35

    Brexit

    Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Pedro Passos Coelho pediram uma resposta rápida da União Europeia aos resultados do referendo britânico. Todos admitem que o Brexit vai ter consequências em toda a Europa e em Portugal. Os líderes políticos acreditam no entanto que a mais velha aliança política do mundo vai fazer com quer os emigrantes portugueses não saiam prejudicados.

  • Christine Lagarde quer negociações tranquilas e claras entre UE e Reino Unido
    0:31

    Brexit

    A chefe máxima do Fundo Monetário Internacional quer uma transição suave e negociações claras entre as autoridades britânicas e europeias. Christine Lagarde assegura que o FMI tudo fará junto dos estados-membros para garantir a estabilidade global. O divórcio da União Europeia já custou uma desvalorização da libra face ao euro e ao dólar.

  • O que pode mudar com a saída do Reino Unido da UE
    2:17

    Brexit

    Com a saída do Reino Unido da União europeia como fica a situação dos portugueses que lá vivem ou dos ingleses que residem em Portugal? Vamos precisar de passaporte? E o programa Eramus como irá funcionar? A SIC foi à procura de respostas com alguns especialistas.

  • O filme do Brexit
    3:38

    Brexit

    Desde o fecho das urnas no Reino Unido muita coisa mudou para a Europa. Veja os acontecimentos ao longo das últimas horas.

  • Brexit provoca pânico entre os investidores
    1:48

    Brexit

    Foi uma sexta feira negra nos mercados financeiros, apanhados totalmente de supresa pelo Brexit. O pânico instalou-se entre os investidores. As bolsas afundaram, o euro derrapou, a libra atingiu o valor mais baixo dos 30 anos, e as taxas da dívida dispararam.

  • Os números do Brexit
    0:49

    Brexit

    A saída do Reino Unido da União Europeia foi aprovada por 52% dos britânicos. O referendo de ontem teve uma das mais elevadas taxas de participação de sempre.Cerca de 72% dos eleitores foram às urnas. Escócia, Irlanda do Norte e Gibraltar destacam-se do resto do país por terem votado em maioria pela permanência na União Europeia.Também em Londres venceram os que queriam manter a ligação a Bruxelas.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.