sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Espanha propõe soberania partilhada de Gibraltar

A Espanha propôs hoje a soberania partilhada com o Reino Unido do enclave britânico de Gibraltar, que assim continuaria a ter acesso ao mercado único da União Europeia, mesmo depois do Brexit.

© Jon Nazca / Reuters

"A nossa fórmula [...] é a de uma soberania partilhada britânico-espanhola durante um período limitado de tempo, até à restituição de Gibraltar", declarou Jose Manuel Garcia-Margallo à rádio espanhola Onda Cero.

Durante o período de transição, os habitantes do enclave britânico no sul de Espanha poderiam conservar a nacionalidade britânica, se assim o desejassem, e um regime fiscal particular, acrescentou o ministro.

Gibraltar, uma península de sete quilómetros quadrados no sul de Espanha, cedida ao Reino Unido em 1713, é continuamente reclamada de volta por Madrid, que a considera como uma colónia britânica.

Cerca de 96 por cento dos habitantes d'"O Rochedo", como é conhecido, pronunciaram-se pela continuação na União Europeia, enquanto 04% preferiram o "Brexit", segundo os resultados divulgados hoje.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia, depois de o Brexit ter conquistado 51,9%dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a intenção de se demitir em outubro, na sequência deste resultado.

As principais bolsas europeias abriram hoje em forte queda, com a bolsa de Londres a descer perto dos 08%.

Lusa

  • O Brexit ganhou e agora? Segue-se um longo processo de divórcio

    Brexit

    A vitória do "Sair" no referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia obrigará agora as duas partes a longas e difíceis negociações para pôr fim a um casamento de 40 anos. O Tratado de Lisboa prevê um prazo de dois anos para a negociação da saída de um Estado-membro do bloco europeu.

  • Reino Unido sai da UE e Cameron demite-se

    Brexit

    O primeiro-ministro britânico anunciou esta manhã ao país que deverá ser outro chefe de Governo a assumir as rédeas do Reino Unido. David Cameron dá um prazo de três meses, um período de transição após o qual sairá do Executivo britânico. Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia, depois de o Brexit ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira, segundo os resultados finais. O referendo no Reino Unido pode vir a ter consequências na própria composição do país. Por sua vez, o presidente do Conselho Europeu garante que a União Europeia vai manter-se unida com 27 estados-membros.

  • Alemães protestam contra a Extrema-Direita
    0:39
  • Incêndio urbano em Coimbra deixa cinco pessoas desalojadas

    País

    Um incêndio numa habitação na cidade de Coimbra deixou este domingo cinco pessoas desalojadas, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra adiantou que o fogo destruiu uma parte substancial de um edifício de três andares em frente à sede da Associação Académica de Coimbra, na rua Padre António Vieira.