sicnot

Perfil

Brexit

"Foi inesperado e duro, o Reino Unido tem um papel importantíssimo na UE"

ENTREVISTA SIC

"Foi inesperado e duro, o Reino Unido tem um papel importantíssimo na UE"

Depois dos britânicos terem votado a saída do Reino Unido da União Europeia é importante entender o que reserva o futuro e como se irá desenvolver o processo de saída. Bruxelas já alertou que o processo deve ser rápido. A SIC esteve à conversa com o Comissário Europeu, Carlos Moedas, para entender qual é o sentimento no epicentro das decisões da Comissão Europeia. Carlos Moedas diz que a decisão foi dura e inesperada uma vez que o Reino Unido tem um papel importante no panorama europeu.

  • Os números do Brexit
    0:49

    Brexit

    A saída do Reino Unido da União Europeia foi aprovada por 52% dos britânicos. O referendo de ontem teve uma das mais elevadas taxas de participação de sempre.Cerca de 72% dos eleitores foram às urnas. Escócia, Irlanda do Norte e Gibraltar destacam-se do resto do país por terem votado em maioria pela permanência na União Europeia.Também em Londres venceram os que queriam manter a ligação a Bruxelas.

  • O caminho a seguir vai estar nos discursos de Merkel e Hollande
    6:36

    Brexit

    Após a saída do Reino Unido da União Europeia, importa perceber que incertezas viverá a Europa ao longo dos próximos tempos. Entre os vários discursos poíticos que possam ser feitos, o diretor de informação da SIC, Ricardo Costa, acredita que será nas palavras da Alemanha e da França que vai estar o caminho a seguir.

  • Centeno diz que relação com Inglaterra merece o maior cuidado
    0:32

    Brexit

    Mário Centeno evitou comentar o resultado do referendo britânico e as consequências do Brexit. O ministro das Finanças dedicou apenas segundos da sua intervenção no aniversário dos 25 anos da CMVM para falar do assunto. O titular da pasta das Finanças diz que relação com Inglaterra merece o maior cuidado.

  • Obama diz que os EUA vão manter relação especial com o Reino Unido
    1:10

    Brexit

    Barack Obama está confiante o processo de transição do Reino Unido fora da União Europeia decorrá de forma tranquila. Num discurso na Universidade de Stanford nos Estados Unidos, o Presidente norte-americano fez questão de dizer que já falou com o primeiro-ministro-demissionário David Cameron e com a chanceler alemã Angela Merkel para garantir que as boas relações estão asseguradas- entre os Estados Unidos, a União Europeia e os parceiros da NATO.

  • Brexit provoca pânico entre os investidores
    1:48

    Brexit

    Foi uma sexta feira negra nos mercados financeiros, apanhados totalmente de supresa pelo Brexit. O pânico instalou-se entre os investidores. As bolsas afundaram, o euro derrapou, a libra atingiu o valor mais baixo dos 30 anos, e as taxas da dívida dispararam.

  • " A melhoria das contas públicas não foi feita à custa dos portugueses"
    1:30

    País

    Numa espécie de balaço deste ano e meio de governação, o primeiro-ministro voltou a assinalar voltou a assinalar a redução do défice e as melhorias nas contas públicas. Num jantar com militantes em Coimbra, António Costa garantiu ainda que a "verdadeira reforça do Estado avança até ao final desta legislatura, que é a Descentralização.

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • Norte também quer naturismo e praias de nudistas

    País

    O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal defendeu hoje a criação de praias naturistas legalizadas na região, fazendo a apologia da formação de associações e negando que este seja um destino conservador.