sicnot

Perfil

Brexit

"Foi inesperado e duro, o Reino Unido tem um papel importantíssimo na UE"

ENTREVISTA SIC

"Foi inesperado e duro, o Reino Unido tem um papel importantíssimo na UE"

Depois dos britânicos terem votado a saída do Reino Unido da União Europeia é importante entender o que reserva o futuro e como se irá desenvolver o processo de saída. Bruxelas já alertou que o processo deve ser rápido. A SIC esteve à conversa com o Comissário Europeu, Carlos Moedas, para entender qual é o sentimento no epicentro das decisões da Comissão Europeia. Carlos Moedas diz que a decisão foi dura e inesperada uma vez que o Reino Unido tem um papel importante no panorama europeu.

  • Os números do Brexit
    0:49

    Brexit

    A saída do Reino Unido da União Europeia foi aprovada por 52% dos britânicos. O referendo de ontem teve uma das mais elevadas taxas de participação de sempre.Cerca de 72% dos eleitores foram às urnas. Escócia, Irlanda do Norte e Gibraltar destacam-se do resto do país por terem votado em maioria pela permanência na União Europeia.Também em Londres venceram os que queriam manter a ligação a Bruxelas.

  • O caminho a seguir vai estar nos discursos de Merkel e Hollande
    6:36

    Brexit

    Após a saída do Reino Unido da União Europeia, importa perceber que incertezas viverá a Europa ao longo dos próximos tempos. Entre os vários discursos poíticos que possam ser feitos, o diretor de informação da SIC, Ricardo Costa, acredita que será nas palavras da Alemanha e da França que vai estar o caminho a seguir.

  • Centeno diz que relação com Inglaterra merece o maior cuidado
    0:32

    Brexit

    Mário Centeno evitou comentar o resultado do referendo britânico e as consequências do Brexit. O ministro das Finanças dedicou apenas segundos da sua intervenção no aniversário dos 25 anos da CMVM para falar do assunto. O titular da pasta das Finanças diz que relação com Inglaterra merece o maior cuidado.

  • Obama diz que os EUA vão manter relação especial com o Reino Unido
    1:10

    Brexit

    Barack Obama está confiante o processo de transição do Reino Unido fora da União Europeia decorrá de forma tranquila. Num discurso na Universidade de Stanford nos Estados Unidos, o Presidente norte-americano fez questão de dizer que já falou com o primeiro-ministro-demissionário David Cameron e com a chanceler alemã Angela Merkel para garantir que as boas relações estão asseguradas- entre os Estados Unidos, a União Europeia e os parceiros da NATO.

  • Brexit provoca pânico entre os investidores
    1:48

    Brexit

    Foi uma sexta feira negra nos mercados financeiros, apanhados totalmente de supresa pelo Brexit. O pânico instalou-se entre os investidores. As bolsas afundaram, o euro derrapou, a libra atingiu o valor mais baixo dos 30 anos, e as taxas da dívida dispararam.

  • Ouvidas duas explosões junto ao estádio do Besiktas em Istambul

    Mundo

    Duas explosões foram ouvidas este sábado no lado europeu da cidade turca de Istambul, junto ao estádio de futebol do Besiktas, segundo agências de notícias internacionais. Até ao momento, sabe-se que pelo menos 20 pessoas ficaram feridas. A agência Reuters relata fumo a sair do recinto recentemente construído e fala ainda numa troca de tiros audível.

    Em desenvolvimento

  • Não houve negligência médica no caso do jovem em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19