sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Governo sueco diz que resultado deve servir para despertar a UE

O primeiro-ministro sueco, o social-democrata Stefan Löfven, declarou hoje que o triunfo do Brexit no referendo britânico deve servir de "despertador" para os dirigentes europeus.

© Lehtikuva Lehtikuva / Reuters

"O resultado eleitoral é de muitas formas um despertador para a Europa", afirmou, de acordo com a agência Efe, o chefe do Governo sueco numa conferência de imprensa em Estocolmo, defendendo que a União Europeia deve evoluir e melhorar.

Stefan Löfven, que lídera um Governo em minoria com os ecologistas, admitiu que não esperava este resultado do referendo, qualificando-o de "grave", sobretudo para o Reino Unido.

"É importante que a UE permaneça unida contra os desafios. Agora, o que faz falta é união, não divisão", afirmou.

A vitória do Brexit deu, em contrapartida, ânimo a outras forças políticas na Suécia - que em 2003 rejeitou em referendo a adesão à moeda única - para exigirem a renegociação das relações do país escandinavo com a UE.

Os Democratas da Suécia (SD, extrema-direita), terceira força parlamentar, pediu ao Governo que tome a iniciativa de iniciar discussões com Bruxelas e que convoque desde já uma consulta sobre o resultado.

O líder do partido, Jimmie Åkesson, argumentou que o triunfo do Brexit reforça a legitimidade para a realização de um referendo sobre a saída da Suécia da União Europeia, uma ideia defendida pelo SD.

O partido da Esquerda Socialista, uma das formações políticas com menos assentos no parlamento sueco, defendeu também que Estocolmo deve renegociar com Bruxelas no sentido de diminuir o poder da UE nos destinos políticos da Suécia.


Lusa

  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos poucos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.

  • Pensões vão subir em janeiro

    Economia

    As pensões vão subir entre 1 e 1,8% em janeiro próximo. O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou esta quinta-feira o valor da inflação, que vai definir a atualização das reformas em 2018.

  • Investigação australiana recomenda fim do celibato na Igreja Católica

    Mundo

    Uma investigação australiana sobre abuso sexual de crianças recomendou hoje à Igreja Católica que levante a exigência de celibato ao clero, de acordo com o relatório final. O mesmo documento, com 189 recomendações e 17 volumes, indicou que deve também ser esclarecido até onde vai o segredo da confissão quando estão em causa provas de crimes contra menores.

  • Trabalhos de estabilização de solos nas áreas ardidas começam na Lousã
    1:24

    País

    Vários concelhos afetados pelos incêndios estão a começar a receber uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas. O trabalho arrancou esta quinta-feira na zona da Lousã e tem como objetivo reduzir o impacto da chuva nos terrenos afetados pelos fogos. Nos trabalhos, estão presentes o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro e a Força Especial de Bombeiros.

  • Anúncio de lince ibérico no OLX sob investigação
    1:25

    País

    A GNR está a investigar um anúncio de venda de um lince ibérico no site de classificados OLX. As autoridades admitem poder tratar-se de uma bricandeira, mas sendo o lince uma espécie protegida e a sua captura e venda um crime, o caso está a ser investigado. O anúncio foi entretanto retirado do site.