sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Governo sueco diz que resultado deve servir para despertar a UE

O primeiro-ministro sueco, o social-democrata Stefan Löfven, declarou hoje que o triunfo do Brexit no referendo britânico deve servir de "despertador" para os dirigentes europeus.

© Lehtikuva Lehtikuva / Reuters

"O resultado eleitoral é de muitas formas um despertador para a Europa", afirmou, de acordo com a agência Efe, o chefe do Governo sueco numa conferência de imprensa em Estocolmo, defendendo que a União Europeia deve evoluir e melhorar.

Stefan Löfven, que lídera um Governo em minoria com os ecologistas, admitiu que não esperava este resultado do referendo, qualificando-o de "grave", sobretudo para o Reino Unido.

"É importante que a UE permaneça unida contra os desafios. Agora, o que faz falta é união, não divisão", afirmou.

A vitória do Brexit deu, em contrapartida, ânimo a outras forças políticas na Suécia - que em 2003 rejeitou em referendo a adesão à moeda única - para exigirem a renegociação das relações do país escandinavo com a UE.

Os Democratas da Suécia (SD, extrema-direita), terceira força parlamentar, pediu ao Governo que tome a iniciativa de iniciar discussões com Bruxelas e que convoque desde já uma consulta sobre o resultado.

O líder do partido, Jimmie Åkesson, argumentou que o triunfo do Brexit reforça a legitimidade para a realização de um referendo sobre a saída da Suécia da União Europeia, uma ideia defendida pelo SD.

O partido da Esquerda Socialista, uma das formações políticas com menos assentos no parlamento sueco, defendeu também que Estocolmo deve renegociar com Bruxelas no sentido de diminuir o poder da UE nos destinos políticos da Suécia.


Lusa

  • "Tudo o que se está a passar no Sporting tem um único responsável: Bruno de Carvalho"
    7:08
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC

  • Parabéns! Portugal faz hoje 839 anos

    País

    É dia de cantar os parabéns. Portugal celebra esta quarta-feira 839 anos, depois de a 23 de maio de 1179 o Papa Alexandre III ter emitido a bula "Manifestis Probatum" onde reconhece o território como reino independente.

    SIC

  • Cachalote-pigmeu morreu pouco tempo depois de dar à costa em Lisboa
    1:13
  • Presidente da República apoia reforma "quanto antes" do Tribunal de Contas
    1:13

    País

    O Presidente da República defendeu esta manhã uma reforma do Tribunal de Contas para que se adeque a lei que prevê o controlo das entidades públicas. Para Marcelo Rebelo de Sousa, se a lei der melhores meios de controlo e for de mais rápida aplicação, vai dissuadir casos de má gestão de dinheiros públicos que acabam por resultar em crimes.

  • PSD compara SNS a um "cenário de guerra", Centeno desdramatiza
    2:44

    Economia

    O ministro das Finanças esteve esta amanhã no Parlamento e voltou a não comprometer-se com aumentos salariais na função pública no próximo ano. Deu mesmo a entender que a medida não é prioritária. A discussão passou também pelo Serviço Nacional de Saúde. Centeno desdramatizou as carências mas o PSD comparou o que s passa a um cenário de guerra.