sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Imprensa britânica considera resultado "histórico" e "exemplo de democracia"

"We're out" ("Estamos fora"), lê-se hoje nas manchetes da imprensa britânica, cujas edições da manhã anunciam o resultado do referendo que ditou a saída da União Europeia como "histórica" e um "exemplo de democracia".

Os jornais Daily Mail e Daily Mirror, que estavam em lados diferentes da campanha, usam a mesma expressão para dizer "Estamos fora", uma vitória descrita pelo Daily Mail como "um impressionante exemplo da democracia em ação".

"Ontem [quinta-feira] milhões de britânicos votaram, frequentemente enfrentando um tempo terrível, num certamente momento significativo da história desta ilha", refere o jornal.

Porém, ao mesmo tempo que anuncia a liberdade das "grilhetas da União Europeia após 43 anos", o Daily Mail também notícia a desvalorização da libra esterlina numa queda acentuada.

O The Sun faz um jogo de palavras na manchete, escrevendo "See EU Later" e reivindicando o que considera ser "um ponto de viragem memorável" na história britânica e uma mensagem dos eleitores para o primeiro-ministro, que fez campanha pela permanência na União Europeia.

"O que David Cameron sentiu ontem [quinta-feira, dia do voto] foi uma explosão de raiva de milhões de pessoas da classe trabalhadora que não pode ser ignorada".

O Daily Telegraph, que também assumiu a posição de defender a saída britânica da UE, considera que o resultado deve ser visto como "um motivo de orgulho".

Em editorial, o jornal saúda a elevada participação no referendo, cerca de 72%, e refere que "o Reino Unido mostrou que são as pessoas que têm a palavra final, que é a essência da democracia".

No lado da imprensa que defendia a permanência na União Europeia, Polly Toynbee, colunista do The Guardian, descreve este momento como uma "catástrofe" e anuncia uma fratura do país entre classes, demografias e geografias e prevê que o partido Conservador, no poder, seja tomado por "extremistas e fantasistas".

"Quanto mais estes líderes populistas tentem provar que este não foi um erro fatal, mais vão culpar os problemas domésticos nos nossos vizinhos mais próximos. O Reino Unido virou as suas costas ao mundo", esteve a jornalista.

Terminada a contagem dos votos, esta determinou que os partidários do abandono da União Europeia conquistaram 51,9% dos votos, enquanto que os defensores da permanência representaram 48,1% dos votos expressos.

A participação no referendo foi de 72,2% dos 46,5 milhões de eleitores inscritos.

Lusa

  • Salgado impedido de sair do país e de contactar outros arguidos
    1:21

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, ficou esta quarta-feira impedido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia e proibido de contactar com os arguidos da Operação Marquês, determinou o Tribunal Central de Instrução Criminal. O jornalista da SIC Luís Garriapa esteve no TCIC, onde deu a conhecer as medidas de coação, depois de uma "longa maratona de nove horas".

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..