sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Líder de liberais do Parlamento Europeu quer "divórcio rápido e amigável"

O líder dos liberais no Parlamento Europeu (PE), Guy Verhofstadt (ALDE), defendeu hoje a necessidade de um "divórcio rápido e amigável" entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido, na sequência do resultado do referendo britânico.

© Vincent Kessler / Reuters

Em comunicado, Verhofstadt lamentou que a maioria dos britânicos tenha decidido pela saída, mas sublinhou que agora deve ser garantido um "divórcio rápido e amigável para evitar a agitação desnecessária sobre os mercados financeiros e os impactos negativos sobre as trocas comerciais e o emprego".

"A UE não ficar refém por causa de uma disputa na liderança dos Tory (partido conservador). Precisamos agora de uma notificação do previsto no artigo 50.º (do Tratado de Lisboa sobre a saída de um Estado-membro)", disse o político belga, garantindo que "só trabalhando mais eficientemente juntos é que se pode virar a maré".

O presidente do PE, Martin Schulz, anunciou uma sessão extraordinária na terça-feira de manhã.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair da União Europeia, depois de o Brexit ter conquistado 51,9 por cento dos votos no referendo de quinta-feira, segundo os resultados finais.

Os defensores da saída do Reino Unido do bloco europeu tiveram 17,41 milhões de votos, indicam os dados divulgados no portal da BBC após ter terminado o apuramento em todos os 382 círculos eleitorais.

Já os partidários da permanência do Reino Unido na União Europeia obtiveram 16,14 milhões de votos.

A taxa de participação no referendo foi de 72,2%.

Lusa

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.