sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Líder de liberais do Parlamento Europeu quer "divórcio rápido e amigável"

O líder dos liberais no Parlamento Europeu (PE), Guy Verhofstadt (ALDE), defendeu hoje a necessidade de um "divórcio rápido e amigável" entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido, na sequência do resultado do referendo britânico.

© Vincent Kessler / Reuters

Em comunicado, Verhofstadt lamentou que a maioria dos britânicos tenha decidido pela saída, mas sublinhou que agora deve ser garantido um "divórcio rápido e amigável para evitar a agitação desnecessária sobre os mercados financeiros e os impactos negativos sobre as trocas comerciais e o emprego".

"A UE não ficar refém por causa de uma disputa na liderança dos Tory (partido conservador). Precisamos agora de uma notificação do previsto no artigo 50.º (do Tratado de Lisboa sobre a saída de um Estado-membro)", disse o político belga, garantindo que "só trabalhando mais eficientemente juntos é que se pode virar a maré".

O presidente do PE, Martin Schulz, anunciou uma sessão extraordinária na terça-feira de manhã.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair da União Europeia, depois de o Brexit ter conquistado 51,9 por cento dos votos no referendo de quinta-feira, segundo os resultados finais.

Os defensores da saída do Reino Unido do bloco europeu tiveram 17,41 milhões de votos, indicam os dados divulgados no portal da BBC após ter terminado o apuramento em todos os 382 círculos eleitorais.

Já os partidários da permanência do Reino Unido na União Europeia obtiveram 16,14 milhões de votos.

A taxa de participação no referendo foi de 72,2%.

Lusa

  • Governo admite subir preço da água para promover a poupança
    3:48

    Economia

    O Governo admite aumentar o preço da água para promover a poupança, numa altura em que o país está em seca extrema. Contudo, a eficácia da medida está comprometida pelo menos no imediato. Qualquer mexida no preço só poderá acontecer em 2019 porque as tarifas do próximo ano já estão decididas.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Cobra encontrada em comboio na Indonésia
    0:26

    Mundo

    Um passageiro usou as próprias mãos para retirar uma cobra que estava dentro de um comboio em Jacarta, na Indonésia. O vídeo foi gravado por um passageiro na passada terça-feira, 21 de novembro. A cobra estava na parte de cima da carruagem. Algumas testemunhas dizem que o réptil escapou da bagagem de um dos passageiros.

  • Pense bem antes de beijar um colega

    Mundo

    O tribunal da província espanhola de Huesca aceitou o pedido de indemnização de uma mulher que foi vítima de assédio sexual por parte de um colega de trabalho. A mulher terá pedido boleia ao colega que, dentro do carro, lhe passou a mão pelas pernas, mas não ficou por aí.

    SIC