sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Líder de liberais do Parlamento Europeu quer "divórcio rápido e amigável"

O líder dos liberais no Parlamento Europeu (PE), Guy Verhofstadt (ALDE), defendeu hoje a necessidade de um "divórcio rápido e amigável" entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido, na sequência do resultado do referendo britânico.

© Vincent Kessler / Reuters

Em comunicado, Verhofstadt lamentou que a maioria dos britânicos tenha decidido pela saída, mas sublinhou que agora deve ser garantido um "divórcio rápido e amigável para evitar a agitação desnecessária sobre os mercados financeiros e os impactos negativos sobre as trocas comerciais e o emprego".

"A UE não ficar refém por causa de uma disputa na liderança dos Tory (partido conservador). Precisamos agora de uma notificação do previsto no artigo 50.º (do Tratado de Lisboa sobre a saída de um Estado-membro)", disse o político belga, garantindo que "só trabalhando mais eficientemente juntos é que se pode virar a maré".

O presidente do PE, Martin Schulz, anunciou uma sessão extraordinária na terça-feira de manhã.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair da União Europeia, depois de o Brexit ter conquistado 51,9 por cento dos votos no referendo de quinta-feira, segundo os resultados finais.

Os defensores da saída do Reino Unido do bloco europeu tiveram 17,41 milhões de votos, indicam os dados divulgados no portal da BBC após ter terminado o apuramento em todos os 382 círculos eleitorais.

Já os partidários da permanência do Reino Unido na União Europeia obtiveram 16,14 milhões de votos.

A taxa de participação no referendo foi de 72,2%.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.