sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Marisa Matias diz que a UE não tem feito outra coisa além de governar nas costas dos cidadãos

A eurodeputada do Bloco de Esquerda (BE), Marisa Matias, lamentou hoje que a União Europeia (UE) não faça mais do que governar "nas costas dos cidadãos", tornando necessária, com o 'Brexit', uma nova configuração do espaço europeu.

JOS\303\211 COELHO

"A UE só tem estes resultados porque não tem feito outra coisa se não governar nas costas dos cidadãos", vincou a bloquista, em Lisboa, numa sessão internacional promovida pelo Grupo Unitário da Esquerda (GUE/NGL) no Parlamento Europeu.

Marisa Matias lembrou a necessidade de haver renegociação da dívida pública de vários Estados-membros e apelou à "concretização de instrumentos que eliminem os desequilíbrios macroeconómicos" dos países.

"É fundamental que esquerda proceda a uma reconquista da soberania democrática", não só nos parlamentos - nacionais e Europeu - mas também nas ruas, incentivou a eurodeputada.

No pavilhão do Casal Vistoso decorre hoje uma sessão internacional - com o mote "O tempo dos movimentos na Europa" - que antecede a X Convenção do BE, que se realiza no sábado e no domingo.

A sessão de hoje é organizada pelo GUE/NGL, grupo parlamentar europeu que integra o BE.

Também falaram esta noite representantes de movimentos europeus contra a austeridade: Eric Toussaint, do Comité pela Anulação da Dívida do terceiro Mundo, Arthur Moreau, participante do movimento Nuit Debout, e Sylvia Gabelmann, do movimento Blockupy, foram os oradores convidados.

O final da sessão acontece com palavras da porta-voz do BE, Catarina Martins.

Lusa

  • "Quem ganhou no Brexit foram os Trumps europeus"
    3:47

    Brexit

    "Quem ganhou o Brexit foram os Trumps da Europa", de acordo com Luís Costa Ribas. O correspondente da SIC nos EUA explica ainda que o clima de incerteza e o possível aumento das taxas de juro podem ter um impacto negativo na economia americana, sobretudo em ano de eleições.

  • Brexit vence. O comentário na Edição da Noite
    10:34

    Opinião

    Jaime Nogueira Pinto, especialista em assuntos internacionais, e os jornalistas Martim Cabral e Eva Gaspar estiveram na Edição da Noite para comentar a saída do Reino Unido da União Europeia e que consequências trará esta decisão para a Europa.

  • " A melhoria das contas públicas não foi feita à custa dos portugueses"
    1:30

    País

    Numa espécie de balaço deste ano e meio de governação, o primeiro-ministro voltou a assinalar voltou a assinalar a redução do défice e as melhorias nas contas públicas. Num jantar com militantes em Coimbra, António Costa garantiu ainda que a "verdadeira reforça do Estado avança até ao final desta legislatura, que é a Descentralização.

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • Norte também quer naturismo e praias de nudistas

    País

    O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal defendeu hoje a criação de praias naturistas legalizadas na região, fazendo a apologia da formação de associações e negando que este seja um destino conservador.