sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Marisa Matias diz que a UE não tem feito outra coisa além de governar nas costas dos cidadãos

A eurodeputada do Bloco de Esquerda (BE), Marisa Matias, lamentou hoje que a União Europeia (UE) não faça mais do que governar "nas costas dos cidadãos", tornando necessária, com o 'Brexit', uma nova configuração do espaço europeu.

JOS\303\211 COELHO

"A UE só tem estes resultados porque não tem feito outra coisa se não governar nas costas dos cidadãos", vincou a bloquista, em Lisboa, numa sessão internacional promovida pelo Grupo Unitário da Esquerda (GUE/NGL) no Parlamento Europeu.

Marisa Matias lembrou a necessidade de haver renegociação da dívida pública de vários Estados-membros e apelou à "concretização de instrumentos que eliminem os desequilíbrios macroeconómicos" dos países.

"É fundamental que esquerda proceda a uma reconquista da soberania democrática", não só nos parlamentos - nacionais e Europeu - mas também nas ruas, incentivou a eurodeputada.

No pavilhão do Casal Vistoso decorre hoje uma sessão internacional - com o mote "O tempo dos movimentos na Europa" - que antecede a X Convenção do BE, que se realiza no sábado e no domingo.

A sessão de hoje é organizada pelo GUE/NGL, grupo parlamentar europeu que integra o BE.

Também falaram esta noite representantes de movimentos europeus contra a austeridade: Eric Toussaint, do Comité pela Anulação da Dívida do terceiro Mundo, Arthur Moreau, participante do movimento Nuit Debout, e Sylvia Gabelmann, do movimento Blockupy, foram os oradores convidados.

O final da sessão acontece com palavras da porta-voz do BE, Catarina Martins.

Lusa

  • "Quem ganhou no Brexit foram os Trumps europeus"
    3:47

    Brexit

    "Quem ganhou o Brexit foram os Trumps da Europa", de acordo com Luís Costa Ribas. O correspondente da SIC nos EUA explica ainda que o clima de incerteza e o possível aumento das taxas de juro podem ter um impacto negativo na economia americana, sobretudo em ano de eleições.

  • Brexit vence. O comentário na Edição da Noite
    10:34

    Opinião

    Jaime Nogueira Pinto, especialista em assuntos internacionais, e os jornalistas Martim Cabral e Eva Gaspar estiveram na Edição da Noite para comentar a saída do Reino Unido da União Europeia e que consequências trará esta decisão para a Europa.

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.