sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Marisa Matias diz que a UE não tem feito outra coisa além de governar nas costas dos cidadãos

A eurodeputada do Bloco de Esquerda (BE), Marisa Matias, lamentou hoje que a União Europeia (UE) não faça mais do que governar "nas costas dos cidadãos", tornando necessária, com o 'Brexit', uma nova configuração do espaço europeu.

JOS\303\211 COELHO

"A UE só tem estes resultados porque não tem feito outra coisa se não governar nas costas dos cidadãos", vincou a bloquista, em Lisboa, numa sessão internacional promovida pelo Grupo Unitário da Esquerda (GUE/NGL) no Parlamento Europeu.

Marisa Matias lembrou a necessidade de haver renegociação da dívida pública de vários Estados-membros e apelou à "concretização de instrumentos que eliminem os desequilíbrios macroeconómicos" dos países.

"É fundamental que esquerda proceda a uma reconquista da soberania democrática", não só nos parlamentos - nacionais e Europeu - mas também nas ruas, incentivou a eurodeputada.

No pavilhão do Casal Vistoso decorre hoje uma sessão internacional - com o mote "O tempo dos movimentos na Europa" - que antecede a X Convenção do BE, que se realiza no sábado e no domingo.

A sessão de hoje é organizada pelo GUE/NGL, grupo parlamentar europeu que integra o BE.

Também falaram esta noite representantes de movimentos europeus contra a austeridade: Eric Toussaint, do Comité pela Anulação da Dívida do terceiro Mundo, Arthur Moreau, participante do movimento Nuit Debout, e Sylvia Gabelmann, do movimento Blockupy, foram os oradores convidados.

O final da sessão acontece com palavras da porta-voz do BE, Catarina Martins.

Lusa

  • "Quem ganhou no Brexit foram os Trumps europeus"
    3:47

    Brexit

    "Quem ganhou o Brexit foram os Trumps da Europa", de acordo com Luís Costa Ribas. O correspondente da SIC nos EUA explica ainda que o clima de incerteza e o possível aumento das taxas de juro podem ter um impacto negativo na economia americana, sobretudo em ano de eleições.

  • Brexit vence. O comentário na Edição da Noite
    10:34

    Opinião

    Jaime Nogueira Pinto, especialista em assuntos internacionais, e os jornalistas Martim Cabral e Eva Gaspar estiveram na Edição da Noite para comentar a saída do Reino Unido da União Europeia e que consequências trará esta decisão para a Europa.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.