sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Marisa Matias diz que a UE não tem feito outra coisa além de governar nas costas dos cidadãos

A eurodeputada do Bloco de Esquerda (BE), Marisa Matias, lamentou hoje que a União Europeia (UE) não faça mais do que governar "nas costas dos cidadãos", tornando necessária, com o 'Brexit', uma nova configuração do espaço europeu.

JOS\303\211 COELHO

"A UE só tem estes resultados porque não tem feito outra coisa se não governar nas costas dos cidadãos", vincou a bloquista, em Lisboa, numa sessão internacional promovida pelo Grupo Unitário da Esquerda (GUE/NGL) no Parlamento Europeu.

Marisa Matias lembrou a necessidade de haver renegociação da dívida pública de vários Estados-membros e apelou à "concretização de instrumentos que eliminem os desequilíbrios macroeconómicos" dos países.

"É fundamental que esquerda proceda a uma reconquista da soberania democrática", não só nos parlamentos - nacionais e Europeu - mas também nas ruas, incentivou a eurodeputada.

No pavilhão do Casal Vistoso decorre hoje uma sessão internacional - com o mote "O tempo dos movimentos na Europa" - que antecede a X Convenção do BE, que se realiza no sábado e no domingo.

A sessão de hoje é organizada pelo GUE/NGL, grupo parlamentar europeu que integra o BE.

Também falaram esta noite representantes de movimentos europeus contra a austeridade: Eric Toussaint, do Comité pela Anulação da Dívida do terceiro Mundo, Arthur Moreau, participante do movimento Nuit Debout, e Sylvia Gabelmann, do movimento Blockupy, foram os oradores convidados.

O final da sessão acontece com palavras da porta-voz do BE, Catarina Martins.

Lusa

  • "Quem ganhou no Brexit foram os Trumps europeus"
    3:47

    Brexit

    "Quem ganhou o Brexit foram os Trumps da Europa", de acordo com Luís Costa Ribas. O correspondente da SIC nos EUA explica ainda que o clima de incerteza e o possível aumento das taxas de juro podem ter um impacto negativo na economia americana, sobretudo em ano de eleições.

  • Brexit vence. O comentário na Edição da Noite
    10:34

    Opinião

    Jaime Nogueira Pinto, especialista em assuntos internacionais, e os jornalistas Martim Cabral e Eva Gaspar estiveram na Edição da Noite para comentar a saída do Reino Unido da União Europeia e que consequências trará esta decisão para a Europa.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Portugal perde 22 mil empregos por ano por causa da pirataria
    1:52

    País

    Todos os anos, Portugal perde cerca de mil milhões de euros e mais de 22 mil empregos por causa à pirataria. Hoje assinala-se o dia mundial da propriedade intelectual. Uma área que diz respeito a todas as formas de arte e, entre outras, ao jornalismo.

  • Astronauta francês fotografa Portugal para assinalar o 25 de Abril
    1:53