sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Merkel convoca líderes partidários alemães após referendo britânico

A chanceler alemã, Angela Merkel, convocou hoje os líderes dos partidos com representação parlamentar para analisar as possíveis consequências do "Brexit", depois do referendo de quinta-feira no Reino Unido.

© Hannibal Hanschke / Reuters

Segundo um comunicado do porta-voz do Governo alemão, Steffen Seibert, a reunião realiza-se às 11:30 (10:30 em Lisboa) e conta também com a participação de vários ministros do executivo alemão.

O Reino Unido votou na quinta-feira a favor da saída da União Europeia, com 52% votos no "Sair" ("Leave") e 48% no "Permanecer" ("Remain"), num referendo com uma participação eleitoral de 72%.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a intenção de se demitir em outubro, na sequência deste resultado.

As principais bolsas europeias abriram hoje em forte queda, com a bolsa de Londres a descer perto dos 8%.

Lusa

  • NATO retoma diálogo com a Rússia

    Mundo

    O Conselho da NATO - Rússia foi instituído em 2002 e decorreu sem interrupções até à anexação da Crimeia, em 2014. O conflito separatista na Ucrânia dividiu a Aliança Atlântica e Moscovo e suspendeu toda a colaboração prática - desde civil a militar. Agora e na véspera da primeira reunião ministerial em Bruxelas com o estreante secretário de Estado americano Rex Tillerson, os países da NATO tentam a aproximação formal e reativação do diálogo político com Moscovo.

  • O poder da linguagem corporal nos tribunais
    9:12

    País

    Rui Mergulhão Mendes, especialista em 'profiling' na Emotional Business Academy, em Lisboa, esteve na Edição da Noite desta quarta-feira para explicar como é que um especialista em linguagem pode ajudar um tribunal a dar um veredito.